O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O problema da falta de incentivo - leitura na infância

Leitura na infância


Nas últimas décadas, novas formas de entretenimento surgiram para competir com a leitura. As escolas, incapazes de se adaptar à nova situação, falharam em apresentar os livros às novas gerações, por isso hoje muitos não gostam de ler. Uma nova abordagem deve surgir para mudar esse cenário.


Outros tipos de mídia são mais apelativos aos jovens, como filmes, vídeos games e música, pois são de fácil compreensão e acesso. No outro espectro, a visão popular condena os livros por não terem tais características. Esse pensamento, construído no ambiente escolar, não faz justiça à diversidade de gêneros narrativos existentes. Cabe às instituições de ensino desfazer este erro.


As escolas, de forma equivocada, ao tentar apresentar clássicos literários aos alunos, podem acabar por espantá-los, pois esses livros não foram feitos para crianças, muitos deles apresentam vocabulário arrojado e referências culturais especificas, as quais só podem ser entendidas por aqueles com mais vivência. A consequência disso é o pensamento de que todo e qualquer livro seja assim.


Para reverter essa situação, faz-se necessário trabalhar nas salas de aula com obras mais próximas do nível intelectual dos alunos. Um gênero ainda subutilizado em classes, que atende a esse requisito, é a história em quadrinhos, cujo acervo se expande para além das tradicionais revistas de herói e da Turma da Mônica. Grupos de leitura, com o acompanhamento de professores, também ajudarão. Existem muitas boas histórias nos livros, porém eles têm de ser acessíveis para se tornaram prazerosos.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!