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O problema da falta de incentivo - leitura na infância

A leitura influencia de maneira positiva o desenvolvimento emocional, social e cognitivo do pequeno indivíduo. Diante disso, é possivel afirmar que o ato de ler é um importante aliado na aprendizagem e na formação do senso crítico da criança. Por outro lado, a interpretação das histórias apenas terá sucesso se houver o estímulo dos adultos, os que estão ao seu redor, uma vez que a criança é o espelho dos maiores. Mas se não houver esse incentivo, crescerão com um nível crítico menor e terão dificuldades para serem inseridos na sociedade.


As crianças não nascem com seus interesses prontos, já que essa contrução se dá com a ajuda dos responsáveis durante a primeira e segunda infância. Dessa forma, o contato que os pequenos tem com os livros deve ser impulsionado pelos adultos, porque a criança tem uma necessidade de imitar o indivíduo de maior idade. Desse modo, a criança que apresenta um comportamento indiferente à leitura não obteve um devido impulsionamento para a criação de um hábito de ler e nem a conexão prazerosa com as aventuras e conto de fadas ou, a declamação do livro lido foi realizada de qualquer forma, tornando o processo desagradavél e, também, não despertando o fascínio e a curiosidade infantil.


Por conseguinte, a ausência dos livros na infância dificultará o encaixe dos pequenos na sociedade, pois a leitura é fundamental para um indivíduo se inserir na comunidade em que vive. Ademais, a falta da mesma fará da criança apenas mais uma de muitas, ou seja, ela não se destacará dos sujeitos comuns. Além disso, causará problemas na interpretação de textos, terá um vocabulário curto ou inadequado, dificuldade na escrita de textos e, principalmente, apresentará um senso critico inferior e uma visão de mundo pequena.


Em suma, a leitura é muito importante na formação do indivíduo. Por isso, com o intuito de fazer as crianças adquirirem gosto pela leitura e aumentar seus interesses nesse mundo, é necessário um maior incentivo e apoio por parte dos adultos, onde o ato de ler livros seja colocado como um mecanismo de lazer e prazer. Além disso, a criação de projetos e o fornecimento de livros infantis por meio do Governo juntamente com o Ministério da Educação colaboraria com os responsáveis para o nascimento de um mundo imaginario das crianças.

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