O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O problema da falta de incentivo - leitura na infância

Sabe-se que a leitura é fundamental desde a infância até a fase adulta. O hábito de ler deve ser desenvolvido desde cedo nas crianças , mesmo antes de serem alfabetizadas. Embora na fase pré-escolar as crianças não entendam tudo que está sendo dito, ouvir histórias ajuda para que elas construam seu vocabulário trabalhando a imaginação e a criatividade. Entretanto, não é sempre que se tem incentivos de leituras dentro de casa e com isso, o interesse por livros ao longo da vida escolar diminuem. Diante dessa problemática, é fundamental a presença dos pais no desenvolvimento de seus filhos para que eles não se tornem futuramente analfabetos funcionais.


Segundo o psiquiatra e escritor Augusto cury ,educar é contar história. Contar histórias é transformar a vida na brincadeira mais séria da sociedade. Diante disso, quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros, e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade de se tornar um adulto leitor .Todavia, os pais modernos deixaram de lado os livros e revistas e passaram à aderir a tecnologia , dessa forma,presenteam seus filhos pequenos com tablets e smartphones contendo jogos onlines e diversos aplicativos animados. Dessa maneira, incentivando-os ao consumismo na vida adulta e cada vez mais distanciando-lhes dos livros,assim, essas crianças tornam-se seres preguiçosos e acomodados,não aprendem a interpretar um texto e muitas vezes deixam de se socializar por causa do celular e a não preocupação dos pais.


Analfabetismo funcional é a incapacidade que uma pessoa demonstra ao não compreender textos simples. Hodiernamente, a maioria dos jovens se formam sendo analfabetos funcionais,conseguem ler um texto codificando,ou seja ,dão a impressão da leitura,porém, essa leitura não é funcional ,pois não há interpretação do que se lê , Segundo dados do ministério da educação,cerca de três a cada dez adultos estão dentro deste tipo de analfabetismo. Atualmente, há uma grande quantidade de crianças que apresentam demora na alfabetização e a culpa não é totalmente da escola,como citado logo acima , os pais tem um grande papel no quesito desenvolvimento de leitura de seus filhos fora do ambiente escolar, se não houver importância, mesmo com a ajuda dos professores promovendo o contato e o aprendizado,todo o trabalho feito pelos educadores se tornará em vão.


Logo,diante dessa problemática, cabe ao ministério da educação em parceria com o Estado, disponibilizarem uma porcetagem de nossos impostos para a contratação de psicopedagogas nas escolas infantis do modo em que esses profissionais por meio de brincadeiras educativas com livros , possam analisar o desempenho das crianças na leitura e fala. No entanto,caso haja algum problema no desenvolvimento psicomotora, a direção deve comunicar aos pais e agendarem uma reunião para que assim,possam tomar as medidas cabivéis para tal problemática. No mais, é importante que os professores, por meio de recados no scadernos das crianças , possam incentivar os pais a ajudar seus filhos na hora da leitura em casa

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!