O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O problema da falta de incentivo - leitura na infância

A prática da leitura desenvolve o pensamento crítico, a criatividade e a interpretação. Com isso, é fundamental para o desenvolvimento social e cultural de uma sociedade, que seus indivíduos adotem essa prática. No Brasil, porém, falta incentivos à leitura vem desde do eixo familiar até o eixo governamental.
Frequentemente podemos notar mais jovens com artifícios tecnológicos em mãos do que livros. Em muitos dos casos isso ocorre pela falta de incentivo à leitura, tanto dos pais para com os filhos, quanto das escolas para com os alunos; como em casos em que há escolas que não possuem biblioteca para que os alunos tenham contato com livros ou até aquelas que possuem mas por algum motivo á mantem fechada.
Outro problema é a falta de investimentos do governo brasileiro em bibliotecas. Há, em média, 1 biblioteca pública para cada 33 mil habitantes, de acordo com o Ministério da Cultura. Essa escassez de espaços públicos é um limitante para o desenvolvimento da cultura da leitura, haja vista que a própria acessibilidade aos livros está comprometida.
É notório, portanto, que vários fatores influem na fraca cultura de ler entre os brasileiros. As famílias devem repensar suas obrigações, já que são a base do desenvolvimento do hábito de leitura entre as crianças e jovens. Já o governo deve investir em um maior número de bibliotecas e patrocinar mais eventos literários, visando não limitar e ao mesmo tempo estimular o desenvolvimento social e cultural do povo brasileiro.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!