O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O problema da falta de incentivo - leitura na infância

Na mitologia grega, Aporia é uma daimon da dificuldade e impotência que destroi o alcance da eudaimonia quando impede a sociedade civil de realizá-la. Similarmente, a daimon representa a falta de incentivo à leitura infantil o que condiciona alunos à viverem sob o senso comum. O poder público nada faz e o conhecimento empírico enfraquece.


Primeiramente, é indubitável que o poder literário move gerações. Grandes escritores, brasileiros, como Castro Alves, Machado de Assis e Cecília Meireles inspiram inúmeros jovens a olhar com mais criticidade assuntos como a escravidão, o corrompimento do homem, e a baleza canarinha. Entretanto, essa criticidade perde ênfase quando não tem-se um incentivo concreto para as novas gerações. A literatura infantojuvenil também contém questões sociais e é uma injustiça ser negligenciada.


Nesse contexto, o poder público negligencia a sociedade civil quando não providencia medidas que valorizem a leitura infantil nas escolas. Os dados do Censo Escolar 2017 apontam, com total verossimilidade, que 29,7% das escolas municipais de educação infantil possui biblioteca ou sala de leitura. Ou seja, menos da metade das escolas infantis tem acesso à uma educação de qualidade o que dificulta o incentivo de leitura e contrapõe o direito humano à educação de qualidade.


Fica evidente, que medidas governamentais devem ser efetivadas. A campanha "Ler para Florecer", deveria funcionar de modo educativo para enfatizar a importância da leitura para o crescimento intelectual. O MEC, Ministério da Educação juntamente com a secretaria de educação de cada cidade poderia promover nessa campanha feiras de literatura nas escolas, doação de livros para as crianças e assim visar o incentivo a educação infantil. O poder público, deveria providenciar novas bibliotecas nas escolas para visar integralidade no processo educativo.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!