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O problema da falta de incentivo - leitura na infância

O hábito da leitura contribui para uma série de benefícios cognitivos, quando essa prática é incentivada na infância, o indivíduo passa a ter diversas habilidades pessoais aprimoradas. No entanto, no brasil as crianças leem pouco, seja por falta de incentivo da escola ou da família. Logo, é fundamental que a sociedade procure forma de incentivar essa atitude na vida dos menores.


O indivíduo que ler com frequência acaba tendo um maior conhecimento do que acontece no mundo. Além disso, esse sujeito tem facilidade em interpretar os fatos do cotidiano , visto que a leitura proporciona uma melhor percepção dos acontecimentos. Outro benefício é a facilidade que um leitor tem em comunicar-se, já que o hábito de ler proporciona uma linguagem condizente com a norma-culta e um vocabulário amplo. Diante do exposto, percebe-se que é fundamental essa prática está inserida no cenário infantil.


Atualmente as crianças têm mais facilidade em manusear um equipamento eletrônico do que em interpretar um livro. Isso é resultado de uma educação infantil pouco voltada para a leitura e que as medidas adotadas mostraram-se insuficientes. Ademais, os pais também são responsabilizados, pois, em muitos casos, por não serem leitores, não incentivam essa prática no contexto familiar.


Portanto, é fundamental que esse cenário passasse por profundas transformações. O MEC (Ministério da Educação) deve investir em campanhas publicitárias em que sejam apresentados os benefícios da leitura, em construção de bibliotecas públicas e em palestras no âmbito das escolas com a finalidade de incentivar pais e professores a inserirem o hábito de ler na vida das crianças. Em suma, com essas atitudes os "brasileirinhos" terão uma melhor qualidade de vida.

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