ENTRAR NA PLATAFORMA
Atenção!

promoção válida por dias horas minutos segundos

O preconceito linguístico em questão no Brasil

             A colonização do Brasil teve como objetivo produzir produtos para o mercado externo. No entanto, esse processo acabou por contribuir para a formação da língua brasileira por meio da convivência de diferentes povos. Na contemporaneidade, infelizmente, algumas pessoas são discriminadas pelo seu modo de falar. Esse preconceito linguístico, no Brasil, se deve por causa da desigualdade social e pela diferença regional.


            Convém ressaltar, a princípio, que, segundo o filósofo Immanuel Kant, “O ser humano é aquilo que a educação faz dele. Por conseguinte, quando o ensino é deficitário, é comum que o indivíduo não tenha domínio sobre a norma-culta. Entretanto, a grande problemática dá-se pelo fato de que algumas pessoas utilizam esse fato como pretexto para constranger o outro. Um exemplo disso pode ser observado no livro “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, no qual o personagem principal é inferiorizado pelo seu chefe por ter dificuldade de se comunicar. Por consequência, o preconceito linguístico acaba por acentuar a discriminação que existe no meio social entre as diferentes classes.


            Outro fator alarmante é algumas pessoas acham-se no direito de menosprezar outras por julgar que seu modo de falar é o correto. Isso se deve a enorme variedade linguística que existe no país e no intenso fluxo de interação entre os indivíduos de regiões distintas, que possuem o sotaque típico do lugar. Por exemplo, em São Paulo se diz “mandioca”, mas no Rio de Janeiro a mesma fruta é chamada de “aipim”. Com efeito, o preconceito linguístico se acentua e vai de encontro com a ideia de Marcos Bagno, que diz que a língua sempre se renova. Ou seja, não é possível afirmar qual modo de falar é o correto, visto que a oralidade está em constante mudança.


            Infere-se portanto, a abrangência da língua portuguesa no Brasil e a necessidade de respeitá-la em todas as formas. Desse modo, o Governo Federal, em conjunto com o ministério da Educação, poderá promover, por meio de palestras e atividades extracurriculares em todas as escolas do país, a valorização das variedades linguísticas, bem como a importância de respeitar os diferentes sotaques e modos de se comunicar, com o objetivo de que os alunos possam entender sobre o tema e não praticar o preconceito. Com essas medidas, o pluralismo cultural conseguirá ser preservado e as pessoas terão a liberdade de se comunicar sem receio de serem discriminadas.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado