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O preconceito linguístico em questão no Brasil

Desde o Iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. Entretanto, quando se observa o preconceito linguístico no Brasil, verifica-se que esse ideal iluminista é constatado na teoria e não desejavelmente na prática, e a problemática persiste intrinsecamente ligada a realidade do país.Em suma, cabe a análise acerca de causas, consequências e possível solução da problemática.





É indubitável que a questão Constitucional e a sua aplicação estejam entre as causas do problema. De acordo com o educador brasileiro Paulo Freire, no livro " Pedagogia do Oprimido ": ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, midiatizados pelo mundo.De maneira análoga, observa- se que,no Brasil o preconceito linguístico é um grande problema na sociedade contemporânea,decorrente da não aceitação de determinadas variações que existem na língua portuguesa.Entre os fatores que mais influenciam é a visão existente de certo ou errado, haja vista que, se torna muito complexo ter essa idéia, pois ela permite que o exista o preconceito.





Deve-se abordar, ainda, que as variações podem acontecer de acordo com o contexto que o falante se manisfesta como um todo, ressaltando classe social, nível de escolaridade e outros aspectos que influenciam indiretamente.Ademais, esses indivíduos podem ter inúmeras consequências, bem como a perda de determinado emprego ou a chance de ingressar profissionalmente no mercado de trabalho. Como resultado,podem acarretar problemas psicológicos e emocionais, elevando consequentemente o índice de marginalização.





Destarte, é imprescindível que o Governo em parceria com a Mídia, crie por meio de verbas governamentais propagandas televisivas que demonstre a importância das variações linguísticas. O Ministério da Educação deve instituir em âmbito escolar, ainda no ensino básico de maneira mais efetiva, a questão do preconceito linguístico e suas consequências.Além disso, deve disponibilizar palestras e debates entre educadores e educandos sobre como combater a raiz do problema, e que de certa forma, essa variedade demonstra uma riqueza do nosso país, pois quanto mais extenso o território, maior serão suas variações.Nessa conjuntura, importantes avanços, serão obtidos.

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