O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O porte de armas no Brasil

Em 2011, o FBI, relatou que o número de mortes por homicídios causados por cidadãos portadores de armas de fogo era duas vezes maior que assassinatos por criminosos no Estados Unidos. Hoje, no Brasil, o tema de porte de armas está em alta por conta do Estado não conseguir coibir os crimes. Esse cenário antagônico é fruto tanto do alto índice de violência, quanto da falta de uma educação adequada no Brasil. Dessa forma, torna-se indispensável a discussão desses aspectos, a fim de resolver o problema. 
Em primeira análise, o período que mais cresceu à taxa violência no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, foi de 1980 até 2003, passando de 5 homicídios a cada 50000 habitantes para 16 assassinatos a cada 50000. Essa fase ocorreu quando era permitido o porte de armas no Brasil, e só teve uma pequena queda nos crimes a parti de 2003, quando foi declarado o Estatuto do Desarmamento. O alto nível de violência passa a falsa sensação de ter necessidade de porte de arma para se proteger, mas de acordo com o Artigo 6º da Constituição, é dever do Estado garantir a segurança do cidadão. Desse modo, mudanças devem ser feitas para que o Estado cumpra seu dever. 
Em segunda análise, a precariedade da educação no país contribui com o aumento da criminalidade, por falta de opções e oportunidades que são proporcionadas pelo ensino as pessoas ficam propensas a entrar pro mundo dos crimes. Com isso, o aumento de porte de arma ilegal cresce, e de acordo com o coordenador do Instituto de Pesquisa Economia Aplicada, a cada 1% no aumento da proliferação de armas de fogo a taxa de homicídios aumenta 2%. Assim sendo, o Estado deve manter o Estatuto do Desarmamento e tomar medidas para coibir o porte de armas ilegais, sempre priorizando a segurança de todos. 
Portanto, com o intuito de permanecer com a proibição de porte de arma no Brasil, necessita-se, que o Poder Executivo direcione capital, que por intermédio dos Governadores de cada estado vão realizar concursos públicos para carreira policial, com um projeto de diminuir ao máximo o porte ilegal de armas, e o Ministério da Educação realize um projeto de ampliação de cursos profissionalizantes em todas cidades. Assim as pessoas vão ter opções e oportunidades de se ingressarem no mercado de trabalho, ocasionando a diminuição da criminalidade, com esses dois modos, a médio e longo prazo, a violência será mínima. Dessa maneira, o Brasil usará o relato do FBI a seu favor, garantindo a segurança da população.  

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!