O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O porte de armas no Brasil

   Nos Estados Unidos, o direito o porte de armas é garantido pela Constituição desde o século XVlll. No Brasil atual, essa concessão é almejada por grande parte da população e tem sido assunto de numerosos debates. Essa aspiração dos brasileiros pela aquisição de armas é resultado de um discurso de violência alicerçado na sociedade aliado a um sistema de segurança pública falho e a banalização do uso de armas.


   Desse modo, a ineficácia da segurança pública brasileira intensifica o desejo da população de poder andar armada. Isso ocorre porque, uma vez que o Estado falha em garantir a segurança do povo, cenário considerado ideal por Hobbes, a população passa a se sentir vulnerável à criminalidade urbana, assim a posse de armas gera um sentimento de segurança ao indivíduo. Entretanto, esse sentimento é enganoso, visto que esses objetos são protagonistas de inúmeros acidentes domésticos fatais. Exemplo disso é o caso de um menino de 13 anos que matou o colega, de 12 anos, ao disparar acidentalmente a espingarda do avô, durante uma brincadeira, no Norte de Minas Gerais.


   Além disso, o acesso a armas de fogo tem sido facilitado no Brasil atual. Isso se deve ao pensamento abertamente favorável ao porte de armas do presidente Jair Bolsonaro, que desde o início de seu mandato tem adotado medidas facilitadoras à aquisição desses bens. Exemplo dessa realidade é um decreto, de 2019, que ampliou o limite de munições e armas permitidas por por cidadão, incluindo calibres mais potentes dos que são usados pelas forças de segurança.


Diante do exposto é visível que a questão do porte de armas é reflexo de um pensamento violento latente na sociedade brasileira. Sendo assim, o Governo Federal, junto ao MEC, deve colocar em vigor uma ação para educar jovens e adutos a repeito da problemática por meio de palestras nas instituições de ensino, bem como videos na internet. Além de investir nas forças de sugurança pública para garantir a paz e a organização da sociedade. Assim será possível resolver as discussões sobre porte de armas no Brasil.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!