O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O porte de armas no Brasil

Atualmente, um dos maiores problemas do Brasil é a sua alta taxa de criminalidade. Como meio de solução para tal problema, alguns representantes públicos defendem o livre porte de armas para o cidadão comum. Porém, essa decisão só traria consequências ainda maiores para a sociedade, como: aumento dos casos de suicídio, homicídio e a facilidade dos bandidos em conseguir uma arma.


É relevante abordar, primeiramente, que segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) o Brasil está em oitavo dentre os países com o maior número de suicídios. Desse modo, como tirar a própria vida é -em muitos casos- um ato impulsivo, o fato de haver uma arma de fogo disponível em casa satisfaz esse ímpeto sem que haja tempo para ponderações. Ou seja, o índice de casos de suicídios no país iria crescer em decorrência à liberação da arma.


Além disso, casos como o "Massacre de Suzano", que ocorreu no dia 13 de Março de 2019 no município de Suzano em São Paulo –onde dois adolescentes entraram armados em sua antiga escola e deixaram sete pessoas mortas, sendo cinco estudantes e duas funcionárias- acontecerão com mais frequência. Visto que, com maior circulação de armas no país, a facilidade de se conseguir uma arma também iria aumentar.


Deve-se abordar, ainda, que em assaltos os bandidos são mais preparados e têm mais experiência com armas do que as vitimas. Isso só ajudaria os assaltantes e pioraria a situação de quem está sendo assaltado, podendo ainda, colocar elas em situação de risco.


Fica claro, dessa forma, que é obrigação do Estado garantir a segurança da população, como está definido no art. 144 da Constituição Federal. Portanto, cabe ao Ministério da Segurança mandar investimentos para Policiais Civis e Militares, além de contratar mais deles e aumentar a circulação dos mesmos nas cidades. A fim de combater a criminalidade. Por fim, o Governo Estadual deveria aumentar a segurança nas escolas, contratando guardas especializados e preparados caso ocorra novas tentativas de atentados como o de Suzano.


Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!