O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O porte de armas no Brasil

É fundamental analisar a questão sobre o porte de armas no Brasil em seus diversos aspectos, como sendo de extrema relevância para vida em sociedade. No entanto, percebe-se que, a permissão para portar armar de fogo, como em qualquer outro fenômeno, há fatores que devem ser levados em consideração: o combate a criminalidade e o direito da autodefesa dos cidadãos.
Em primeira análise, cabe ressaltar que, apesar do Brasil ser um país subdsenvolvido e por isso incluído no BRICS, combater a criminalidade e a abaixar a taxa de homicídios ainda é um desafio. Entretanto, o Estatuto do Desarmamento, sancionado em 2003 com objetivo de restringir a posse e o acesso a armas de fogo e diminuir a taxa de homicídio, e , consequentemente, a criminalidade não foi suficiente. Segundo, o Conselho Nacional de Segurança Pública, o desarmamento não reduziram os homicídios e nem o índice de violência no país, apenas estancou seu crescimento.
Em Contrapartida, nota-se que, embora, a maioria dos Brasileiros serem contrários ao porte legal de armas para cidadãos, a liberdade de escolha e o direito de autodefesa fazem parte de uma sociedade democrática. De acordo com Data Folha pesquisas, 56% dos entrevistados não são a favor da liberação de armamentos para os cidadãos. Contudo, não se trata de um aval para matar e sim para se defender em casos que a coloquem a vida e a segurança do cidadão de bem em risco, visto que, o comércio ilegal de armas é bem estruturado e não faltam armamentos para venderem no mercado negro, o que, por sua vez são usados na criminalidade.
Desse modo, são indispensáveis, portanto, medidas para reverter esse cenário. Com isso, a liberação do porte de armas tende a beneficiar a sociedade de modo que as pessoas tenham uma sensação de segurança maior, sabendo que, ainda que não queiram, podem ter acesso e porte de armas de fogo, legalmente, no país. Por outro lado, cabe ao Governo investir em campanhas, sobretudo, nas mídias televisivas com intuito de passar em informações relevantes sobre o assunto, para que, assim, a população seja informada de forma clara e eficiente, podendo opinar de forma consciente e não apenas responder sim ou não sobre o porte de armas no país.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!