O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O porte de armas no Brasil

É indubitável que a violência urbana ainda persiste no Brasil, seja em relação à prática de homicídios como também de roubos. Nesse sentido, cabe ressaltar o mercado negro, o qual disponibliza armas de fogo ilegalmente a criminosos e, então, torna-se perceptível o aumento do número de crimes na sociedade brasileira. Em contrapartida, tem-se a discussão referente ao porte de armas legal em prol da defesa e seguraça pessoal dos moradores de residênciais. Porém, tal ação promoveria diversas consequêcias, como a elevação no número de assassinatos. Ademais, o descaso governamental para a contenção da violência urbana, tem acarretado a intensificação desse ato no país.
Em primeira instância, a legalização da obtenção de armas à população, traz-se uma possibilidade mais acentuada dessa de praticar homicídios devido tal aprovação. Esta, apesar de apresentar o objetivo de defesa social, incentiva de modo errôneo a utilização da medida a fim do benefício a prática de ações hediondas. Por conseguinte, não se tem a redução da quantidade de violência, mas, sim, o aumento da brutalidade por parte dos criminosos. Estes, utilizam-se da ameaça frequente com o intuito de almejar e concretizar a ação pretendida às vítimas. Logo, pode-se dizer que o porte legal de armas seria uma maneira de garantir a segurança, mas sem proporcionar os efeitos positivos desejados.
Em segunda instância, o controle do Estado perante a situação da criminalidade não tem sido realizado de forma adequada. Então, pode-se afirmar que a fiscalização de locais onde há vendas de armas de fogo - mercado negro - , é pouco incisiva. Além disso, a presença de maneira mais participativa da Polícia Civil como também Militar, não é utilizada pelo governo de modo satisfatório nas regiões brasileiras e, nesse contexto, percebe-se que tais fatores fomentam ações de cunho violento para com a sociedade. Portanto, é notório que a legalização do porte de armas é discutida constantemente devido ao aumento de crimes no Brasil, o que seria imprescindível a redução desses, para que, dessa maneira, não houvesse essa pauta de discussão.
Destarte, a fim de ter-se uma correta contenção de homicídios no país, a permissão para a adquirição de armas de modo legal não solucionaria o problema. Posto isso, é fundamental que o Governo promova fiscalizações rígidas em locais de venda ilegal de armas, por meio de pesquisas mais aprofundadas, com o intuito de adquirir informações concisas a respeito desse assunto. Outrossim, tal órgão de poder deve acionar grupos policiais em escala elevada, por meio de uma segurança maior nas ruas das cidades, com o objetivo de propiciar um controle efetivo da criminalidade.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!