O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O porte de armas no Brasil

Nos Estados Unidos o porte de arma é permitido para todo cidadão que deseja possuir uma arma de fogo, dependendo do estado americano a lei muda em relação aonde a pessoa pode está com a sua arma, mesmo assim o americano tem o direito de possuir uma arma em casa ou em qualquer lugar. Por outro lado, a realidade no Brasil é bem diferente, desde que o estatuto do desarmamento entrou em vigor no ano de 2003, em tese é possível adquirir uma arma de fogo, mas existe uma grande burocracia para se conseguir um porte de uma arma.
Por certo, até 1997 o porte ilegal de arma não era considerado um crime, era apena uma contravenção penal, e isso não era considerado um problema, ainda mais, a taxa de criminalidade era pequena e o número de roubos e homicídios também eram baixos. No entanto, apenas à partir de 1997 se transforma a posse e o porte ilegal de arma um crime, começa então endurecer a legislação, tendo então uma série de requisitos necessário para a aquisição de uma arma de fogo.
No entanto, desde 1997, quando ficou mais difícil de se conseguir uma arma, não notou-se uma melhoria na segurança, pelo contrario, os índices de criminalidade e de insegurança cresceram ainda mais, e com a aprovação do estatuto do desarmamento, o que era difícil de conseguir, tornou-se tornou-se ainda mais difícil. Contudo, ao invés de melhorar a situação da segurança e da criminalidade com era o esperado, o número de crimes continuou aumentando, só que desta vez a passos largos, e tudo isso somado a insegurança, viver no Brasil tornou-se uma tarefa difícil.
Portanto, ter uma arma não gera violência, o mau está dentro do coração das pessoas e não em um objeto, então, juntamente a leis rígidas e campanhas de conscientização em relação ao mau uso da arma de fogo, o porte de arma deveria ser liberado sim, é necessário também a conscientização das pessoas ao fato que a arma de fogo não é um brinquedo e que deve ser usada com muita responsabilidade, todo cidadão tem e deve ter o direito da legitima defesa, de se proteger e proteger a sua família, o estado não pode tirar esse direito do cidadão que deseja possuir uma arma de fogo.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!