ENTRAR NA PLATAFORMA
O porte de armas no Brasil
O banditismo social foi um movimento, ocorrido principalmente no sertão nordestino, em busca de justiça e igualdade, no século XX. Apesar do caráter social desse movimento, o cenário preponderante nessa época era de caos,insegurança e, muitas vezes, morte de inocentes. Atualmente, diante de muitos avanços sociais, o brasileiro enfrenta um cenário marcado pela violência e pela falta de segurança nas ruas, nas escolas e nas próprias moradias, colocando em pauta discussões sobre medidas mais eficazes para garantir a proteção da população. Nesse cenário, a proposta de liberação do porte de armas para os cidadãos tem sido discutida no Congresso, dividindo opiniões sobre a real eficácia dessa medida, em uma sociedade marcada pelo imediatismo.
Apesar de possibilitar mais uma forma de segurança para a população, a legalização do porte de arma pode gerar um verdadeiro caos na sociedade brasileira, diante de uma população que age, em grande parte das vezes, baseada no pensamento de Hobbes-a melhor defesa é o ataque. Esse cenário de ignorância é evidente nos constantes ataques preconceituosos em redes sociais e no alto índice de assassinatos de homossexuais no Brasil, o que leva à reflexão sobre a possibilidade do uso de uma arma ultrapassar os limites da defesa pessoal e passar a servir como objeto de ataque ao próximo, para alimentar um ego ignorante, o que se assemelha às atitudes prepotentes de muitos cangaceiros, no século passado.
Investir em segurança e na formação de uma sociedade ética e igualitária, portanto, é uma medida mais eficaz que a liberação do porte de armas, visto que o armamento da população, ao invés de garantir a proteção, pode ser mais um gerador de insegurança na sociedade. Nesse contexto que parece evidenciar a teoria hobbesiana de que o homem é o lobo do próprio homem e, por isso, precisa do controle do Estado, é preciso analisar as raízes da violência e dos problemas sociais no Brasil e buscar combatê-las. Desse modo, em um país no qual o individualismo das classes altas marginaliza e segrega, desde os primórdios, armar a população com educação e oportunidades é mais eficaz do que entregar-lhe uma arma.
É notório, em meio a esse cenário de caos, que a liberação do porte de armas no Brasil pode representar uma medida inconsequente e problemática. Diante disso, a atuação do governo em união com segmentos da sociedade civil, como ONGs e empresas, torna-se imprescindível. É necessário promover a atuação eficaz dos Poderes Legislativo e Executivo, na fiscalização e punição a criminosos, garantindo uma maior segurança na sociedade brasileira. Sobretudo, é preciso lembrar que o Brasil é um país mergulhado na desigualdade social que, assim como no século XX deu origem ao banditismo social, ainda hoje direciona muitos jovens para o mundo do crime. Assim, é indispensável fazer investimentos básicos, como assistência médica e educação de qualidade, principalmente em cidades e bairros com maior índice de criminalidade, a exemplo da atuação de ONGs, promovendo vestibular cidadão gratuitos em algumas cidades brasileiras para ajudar jovens carentes. Quiçá, assim, o porte de arma deixe de ser um ideal dos brasileiros e o Brasil siga avançando com livro e caneta.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado