O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O poder é temporário

Desde meados do século XX, em função dos avanços na ciência, e principalmente na tecnologia, foram desencadeadas aceleradas transformações sociais e econômicas. Nesse contexto, é colocado em cheque, uma questão muito comum no cotidiano dos brasileiros: A aquisição do poder pelo homem e sua repercussão no ambiente de trabalho.
O mercado de trabalho, nos dias de hoje, está cada vez mais exigente e competitivo. Geralmente, na maioria das empresas e instituições, são construídas fortes relações entre os trabalhadores. Contudo, quando um dos membros é promovido a um cargo superior, essas relações são fortemente prejudicadas, devido ao grande sentimento de superioridade que é desenvolvido neste membro, que passa a cometer abusos de autoridade e passa a caçoar seus próprios "amigos".
Além disso, o candidato promovido, ao passar a ter acesso a maiores recursos financeiros, muitas vezes, se entrega a fins consumistas. Com isso, o sentimento autoritário passa por um processo de consolidação, onde o indivíduo passa a ter relações de caráter exibicionista com os demais membros da empressa, que não possuem acesso a tais recursos.
Porém, a sociedade capista atual vem sendo alvo de fortes crises, comprometendo o poder de tais indivíduos, que acabam, muitas vezes, sendo despedidos ou então, convidados a voltar às condições de trabalho anteriores. É nesse momento, que o cidadão toma conhecimento de suas atitudes aéticas, o que causa um profundo sentimento de arrependimento.
É evidente, portanto, que as práticas anteriormente mencionadas, apesar de muito comuns, necessitam de certo controle e conscientização dos praticantes. Como já dizia o filósofo Maquiavel, uma república só pode ser bem governada com cidadãos de boa reputação. Por isso,
as empresas, necessitam difundir, através de palestras promovidas em seus próprios ambientes de trabalho, o verdadeiro sentimento que deve ser predominante, o respeito. A mídia, por sua vez, deve usar a publicidade como meio de conscientizar os cidadãos dos limites do poder, para que as relações entre os trabalhadores sejam aperfeiçoadas.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!