Diferenças
Adotada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (resolução 217 A III), em 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos tem que garantir a todos os indivíduos o direito à igualdade e ao bem-estar social. Porém, a discriminação impossibilita que parte desta população desfrute de tais direitos universais na prática. Nessa perspectiva, esses desafios devem ser superados de imediato, para que uma sociedade integrada seja alcançada.
Ademais, a educação é o fator principal no desenvolvimento de um país. Segundo a Folha de S. Paulo, a República Federativa do Brasil ocupa a nona posição na economia mundial, seria racional imaginar que a nação possui um sistema público de ensino eficiente. Contudo, a realidade é justamente oposta e a resposta deste contraste é refletida nesse problema. Segundo o site https://vocesa.abril.com.br, demoraria duzentos e vinte cinco anos para uma pessoa, considerada pobre, que no país são de 10%, alcançar a média do rendimento brasileiro que é de R$ 1370,00. Diante do exposto, é inadmissível, que em pleno o século XXI, a sociedade aceite esse desequilíbrio.
Faz necessário, ainda, salientar que a violência funciona como impulsionadora dessa problemática. De acordo com Émile Durkheim, sociólogo, antropólogo, cientista político, psicólogo e filosofo francês: "O indivíduo só poderá agir na medida em que aprender a conhecer o contexto em que está inserido, a saber quais são as suas origens e as condições de que depende." Em concordância com o site https://exame.com, uma pesquisa com cerca de 1300 pessoas em todo o país 57% dos entrevistados o governo e as empresas deveriam promover política e programas de incentivo para os grupos menos favorecidos na sociedade, como vagas reservadas para minorias etreinamentos específicos. Apenas 9% são contrárias a essa ideia, enquanto que 34% não sabem ou não concordam nem discordam. Nesse contexto, é imprescindível que haja mudanças profundas no comportamento do povo brasileiro.
Depreende-se, portanto, que até este momento existem entraves para garantir a solidificação de políticas que visem a construção de um país melhor. Para tanto, o Governo federal, juntamente à comunidade, deve elaborar uma lei específica para regularizar tal situação. Isso pode ser feito por meio de uma ampla divulgação midiática, que inclua propagandas televisivas, debates entre especialistas, difusão nas redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram entre outras, a fim de assegurar que esta norma chegue ao conhecimento do maior número de pessoas possíveis. A partir dessas ações, o Brasil poderia minimizar essas diferenças.