O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O legado da escravidão e o preconceito contra negros no Brasil

A escravidão que perdurou por, 300 anos, no brasil deixou uma cicatriz aberta na história brasileira que ainda não cicatrizou. A velha ideologia, de que o negro deve ser submetido a atividades inferiores a dos homens brancos, infelizmente ainda faz parte da opinião de uma boa parcela da sociedade, ainda hoje. Isso torna o estado brasileiro desigual, pois os afrodescendentes na maioria das vezes precisam enfrentar situações constrangedoras no seu dia a dia.
A lei áurea que aboliu a escravidão em 1888, deixou uma lacuna complexa de ser resolvida, pois o negro foi liberto, mas não inserido na sociedade de maneira justa, um exemplo disto foi a substituição da mão de obra negra pela estrangeira, que era barata e muito mais capacitada profissionalmente. Isso fez com que os negros em sua maioria ficassem a margem da sociedade brasileira, sendo discriminados e exercendo funções apenas para sua subsistência.
Além disso no Brasil, o acesso a educação ao longo de muitos anos, sempre foi restrito a uma pequena camada da sociedade, na qual eram composto por pessoas brancas e ainda nobres. Esse entrave, tornou quase impossível a qualificação do negro para se inserir no mercado de trabalho de maneira justa, ao longo do tempo. Essas situações do passado refletem a realidade dessa classe social hoje em dia, pois ainda existe desigualdade entre cargos e salários deixando os negros em uma situação de extrema desigualdade.
Para amenizar o preconceito contra os negros no Brasil, é importante que a escola relacione a história, com a realidade vivida hoje pelos negros . Ampliar as publicidades de conscientização seria de grande ajuda, além de pessoas conscientes não serem coniventes com pessoas preconceituosas denunciando casos de racismo.


Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!