O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O legado da escravidão e o preconceito contra negros no Brasil

O mal do século XXI
O preconceito racial faz parte da estrutura da sociedade brasileira, tendo como principal raiz a escravidão. Ainda que, nas últimas décadas, tenham sido criadas políticas de inclusão, aproximar a realidade dos negros com a dos brancos continua sendo um enorme desafio.
Foram criadas, a nível federal, políticas que visão combater a exclusão racial dos negros. Uma delas é a lei que criminaliza a discriminalização racial fazendo com que muitos indivíduos sejam punidos legalmente ao tratar um negro com preconceito. Porém, só essa medida não é suficiente para combater os casos de racismo no Brasil. O mais recente foi com a apresentador do Jornal Nacional, Júlia Coutinho, vítima de ataques preconceituoso em sua página do Facebook; contúdo, nenhum dos agressores foi devidamente punido.
Pode-se dizer que, hoje, o jovem negro tem oportunidades que seus pais não tiveram, mas isso não significa que essas sejam iguais às dos brancos. Ainda há bastante preconceito contra os afrodescendentes no mercado de trabalho, e a perspectiva de crescimento deles dentro da empresa é menor que a dos outros. É válido ressaltar, também, a estereotipação da mídia em relação aos personagens afrodescendentes, que estão, na maioria das vezes, ocupando cargos de bandidos, favelados, empregados, etc.
É notável, portanto, que ainda persiste a ideia, na sociedade brasileira, que os descendentes de africanos são infeiores à raça branca, obstinando a uma sociedade escravocata. Por isso, precisamos ter a mesma sensibilidade que teve o escritor Castro Alves - poeta dos escravos- e lutar contra a situação a qual os negros são submetidos. Para isso, é preciso que as escolas e pais conscientizem os jovens a não ter um pensamento preconceituoso, estimulando a harmonia. Mas, também, é importante que o Governo dê enfase no dia da Consciência Negra- dia 20 de novembro-afim de que a população reflita e não cometa o mesmo erros que nossos colonizadores.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!