O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O legado da escravidão e o preconceito contra negros no Brasil

Sob a perspectiva da filosofia de são tomam de Aquino todos os indivíduos de uma sociedade democrática possuem a mesma importância, além dos mesmos direitos e deveres. Entretanto, é notável que, no Brasil, a comunidade negra se encontra em posição desfavorecida em relação aos demais que é evidenciado por conta das raízes da escravidão presentes do país desde a época do Brasil colônia.


Dentre os inúmeros motivos que levam o racismo no Brasil, presente no século XXI, está à falta de leis de amparo sócias voltadas para população afrodescendente. Dados do IBGE de 2016 mostram que entre os 10% mais pobres, 78% são negros. Nesse contexto, com o fim da escravidão com a lei áurea em 1888, muitos escravos apesar de libertos não tinham para onde ir e tampouco ajuda da coroa, em consequência, inúmeros negros continuaram vivendo a margem da sociedade ate os dias de hoje.


Além disso, o atual o racismo velado presente na sociedade se materializa na forma de uma violência simbólica, de acordo com o sociólogo Bourdieu é uma agressão sem coação física, mas com danos morais e psicológicos, que exclui o individuo da sociedade e pode levar a depressão e ao suicídio.


Em virtude aos fatos mencionados, é necessário que o governo proporcione a comunidade negra leis de amparo sociais por meio de políticas públicas com fito de proporcionar maior qualidade de vida aos afrodescendentes. Ademais, cabe às famílias e escolas educarem as crianças para que, desde cedo, sejam instruídas a agir com respeito e igualdade com todos os seres humanos.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!