O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O legado da escravidão e o preconceito contra negros no Brasil

Ao analisar o tema do racismo, vê se que, a problemática têm origem desde a antiguidade, onde os negros eram taxados como inferiores a sociedade.De fato, essa realidade espalhou- se por todos os países tendo com ícone o Brasil, leis protetivas foram implantados tendo como visão a diminuição de atos racistas, porém o problema persisti em grande parte da população.
No mercado do trabalho o preconceito exacerbado é nítido. Em um processo seletivo, a cor da pele pode representar muitos pontos negativos aonde os negros ficam com cargos inferiores aos demais, delimitando- se, a uma concepção que o indivíduo é sem caráter, ladrão e violento. A meteorologista do Jornal Nacional " Maju'', sofreu atos preconceituosos em comentários do Facebook, entre outros atores nacionais como Tais Araújo que foi intimidada.
Na base educacional a problemática é intensificado drasticamente. Para a maioria dos estudantes, a presença de outras etnias, pode levar a um certo desentendimento a visão dos alunos que inevitavelmente retorna- se em atos de exclusão e violência.Para o grande Bob Marley '' Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos haverá guerra''.
Portanto medidas são necessárias para resolver o impasse. Campanhas que abordam o racismo devem ser aprofundados em escolas com a ajuda de pedagogos e psicólogos para despertar a conscientização dos alunos sobre a temática. Além disso, as redes de TV's e a mídia, devem usar os meios de comunicação, como uma alternativa de mostrar a história negra do Brasil, permitindo assim, um conhecimento da população ao todo sobre os sofrimentos e preconceitos vividos levando as pessoas, a refletirem e a rever concepções sobre esse povo. O que faz diferença um do outro é o próprio ser humano.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!