ENTRAR NA PLATAFORMA
O legado da escravidão e o preconceito contra negros no Brasil
Desde o Iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema alheio. No entanto, ao observar a existência do racismo no contexto socioeconômico e cultural, no Brasil, atualmente, verifica-se que esse ideal iluminista é constatado na teoria e não na prática. A Lei Áurea, em 1888, encerrou a escravatura, mas deixou negros à margem da sociedade. Vítimas do preconceito e da exclusão social, os afrodescendentes ainda carregam o legado da escravidão.
Após o segundo reinado em 1889, a população negra foi explorada com empregos de baixíssima remuneração e sem qualquer qualificação para atuar no mercado de trabalho. Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. Analogamente, é possível perceber que, no Brasil, nota-se a deturpação desse conceito, pois, até recentemente o governo brasileiro não havia tomado nenhuma ação para promover integração econômica e social dessa população. O Estatuto Racial, marco jurídico contra as desigualdades, foi sancionado apenas em 2010.
Além disso, apesar de ser considerado crime em 1989, o racismo ainda é latente no país. As inúmeras injúrias raciais, especialmente por meio das redes sociais, são muito frequentes. De acordo com Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de pensar e agir. Seguindo esse pensamento, observa-se que é fundamental uma mudança dos valores da sociedade para transpor as barreiras do devido respeito à dignidade inerente a qualquer pessoa.
Como a condição do negro no Brasil é decorrente de um processo de exploração, portanto, cabe ao Ministério da Justiça intervir através de políticas afirmativas. O estabelecimento de cotas raciais e sociais são medidas reparadoras para reduzir a desigualdade herdada desde a colonização. Por outro lado, a mídia, de uma forma geral, pode contribuir para a valorização de cultura afrodescendente, denunciando e incentivando o combate às atitudes racistas. Deste modo, tornar-se-á uma vantajosa oportunidade de reestruturação digna de suas vidas e o começo de um novo ? e agora glorioso ? legado.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde