O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O legado da escravidão e o preconceito contra negros no Brasil

Legado brasileiro
O legado de escravidão e racismo que o Brasil carrega é algo nítido. Desde a primeira vinda de negros ao país, a intensão era escravista. Até mesmo a ??liberdade?? deles foi uma completa contradição, pois sim, a lei áurea os libertou, mas não os livrou de preconceitos raciais, e muito menos os incluiu social e economicamente. Isso gerou consequências graves, que devem ser discutidas.
Com a consolidação, da contraditória lei áurea, e nenhuma outra que realmente os auxiliassem e os incluíssem de algum modo, muitas vezes não tinham para onde ir, de modo que seus ex-senhores ,preferiam a mão de obra dos imigrantes europeus ,??já que teria que pagar??.Isto gerou extrema desigualdade e exclusão social.
Então até hoje perduramos sequelas deste período. Dados atuais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nos comprovam isso, sendo que segundo eles, um trabalhador negro chega a ganhar 57,4% do que um branco ganha pelo mesmo serviço.Além de comentários rasos como ??não sou racista, tenho até amigos negros??.
Dessa maneira precisamos criar soluções para essa situação.As escolas devem começar, explicando a trajetória negra no país e no mundo,criando projetos para conscientização e desconstrução do racismo, assim , os alunos serão instigados a refletir sobre o assunto. E a mídia como, jornais e revistas, deve publicar imagens, que nos estimulem a discussão sobre o racismo no brasil. Com isso teremos um país mais tolerante e evoluído.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!