O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O lado negativo do carnaval

    Conforme a defesa do filósofo Jean-Paul Sartre, cabe ao ser humano escolher seu modo de agir, pois este seria livre e responsável. Todavia, sua ideia é contrariada na sociedade brasileira hodierna no que tange à questão dos efeitos negativos do carnaval, como o acúmulo de lixo nas ruas, resultante da irresponsabilidade da população. Nesse sentido, observa-se a consolidação de um grave problema, em virtude de questões socioculturais e do individualismo.



    Em primeira análise, é importante ressaltar a lenta mudança na mentalidade social como um dos fatores que contribuem com a perpetuação da problemática. De acordo com o sociólogo Émile Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de agir e pensar. Sob esse viés, a situação de descarte inadequado de resíduos durante o carnaval pode ser associada a um pensamento coletivo. Este, por sua vez, é decorrente da inserção desses indivíduos em um contexto marcado por atitudes irracionais e de negligência ao meio ambiente. Destarte, a tendência é adotar esse mesmo comportamento, o que acaba por postergar a resolução desse impasse.


    Outro ponto relevante, nessa temática, está ligado ao individualismo. Na obra "Modernidade Líquida", Zygmunt Bauman conclui que a sociedade atual é fortemente marcada pelo egocentrismo. A partir dessa ótica, sua tese pode ser constatada pela falta de empatia das pessoas no que concerne ao acúmulo de lixo nas ruas. Ademais, apesar de grande parte dessas estarem conscientes das consequências do acúmulo de resíduos sólidos, como a colaboração aos desastres decorrentes das enchentes, ainda persistem nesse mau-hábito. Desse modo, essas atitudes agem como barreiras à busca de soluções.


    Portanto, faz-se necessária a tomada de medidas estratégicas para alterar esse cenário. Para tanto, urge-se que os grandes veículos midiáticos realizem entrevistas, a fim de conscientizar a população. Essas entrevistas podem acontecer através de debates com vítimas de enchentes causadas pelo excesso de lixo nas ruas e serem exibidas em canais de televisão. Assim, essa ação visará a romper a mentalidade individualista da sociedade e informar o máximo de pessoas possíveis a respeito dos efeitos negativos trazidos por suas atitudes no carnaval. Dessa forma, o Brasil será capaz de superar esse imbróglio.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!