ENTRAR NA PLATAFORMA
O lado negativo do carnaval

   A história entre Romeu e Julieta, personagens da peça homônima escrita por William Shakespeare, inicia-se no contexto do carnaval de Verona, Itália. Uma das histórias de amor ficcionais mais belas teve início no carnaval. Contudo, lamentavelmente, essa festa é, atualmente, em certos aspectos, palco para atitudes e comportamentos degradantes.


   Preliminarmente, é necessário salientar que o carnaval é uma festa com fortes raízes no Brasil. Carnavais de rua já eram registrados e faziam parte do ambiente de algumas obras literárias do romantismo brasileiro (primeiras décadas do século XIX), por exemplo. Atualmente, o carnaval perdeu muito de sua identidade mais remota – muito mais voltada para a diversão – e tornou-se algo fundamentalmente comercial. Isso, por sua vez, implica no esvaziamento simbólico da festa, de modo que o que se tem hoje é um amálgama de comportamentos destituídos de valor real.


   Contudo, o exposto supracitado possui exceções: o desfile das escolas de samba, os blocos de rua, como o Galo da Madrugada, o carnaval de Olinda, etc. Tais manifestações ainda resistem e possuem um papel muito importante no que diz respeito à conservação da identidade nacional. Entretanto, verifica-se, muitas vezes, nestes ambientes, uma enorme poluição do ambiente, inúmeros casos de crimes, assédios, aumento nas taxas de acidentes nas rodovias e coisas que tais.


   Por fim, pode-se concluir que o carnaval é muito importante, e, por isso mesmo, deve ser repensado, sobretudo no que diz respeito à sua organização. Urge que o Estado trabalhe juntamente com os municípios a fim de criar medidas punitivas àqueles que poluem o ambiente. Por outro lado, os municípios, juntamente com os agentes de segurança pública, podem atuar a fim de diminuir as taxas de crimes e acidentes. Tais medidas têm um efeito punitivo imediato, mas o papel educacional central fica a cargo das escolas e das famílias, que devem atuar conjuntamente.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde