ENTRAR NA PLATAFORMA
O histórico desafio de valorizar o professor

No Brasil contemporâneo, a valorização do professor ainda é analisada como um desafio. Isso se deve, sobretudo, às péssimas condições salariais e à falta de voz diante das políticas educacionais. Desse modo, é urgente a reversibilidade do cenário em questão.


A princípio, convém destacar a situação salarial como um dos desafios que dificultam a valorização dessa profissão. Apesar do aumento no piso salarial nacional do professor, grande parte desses indivíduos precisam complementar sua renda dando aula em outros locais. A pesada carga horária e as dificuldades estruturais encontradas nas escolas, como a falta de equipamentos didáticos, trazem um desgaste físico e psicológico para os professores e impedem uma melhoria na educação pública. Desse modo, fica evidente a necessidade de melhorias na infraestrutura e no suporte educacional dos alunos.


Cabe, ainda, ressaltar o fato de que o profissional da educação não tem suas solicitações atendidas. As Secretarias de Educação têm por objetivo intermediar a relação entre Estado e ensino, repassando ao governo, a pedido dos professores, o que for necessário nas escolas, como a necessidade de verbas e equipamentos didáticos. Porém, a falta de aproximação entre essas instituições impossibilita a verificação da realidade na educação pública e, tampouco é dada a devida importância às solicitações feitas. Logo, medidas são necessárias para resolver o impasse.


Portanto, o Governo Federal deve, aliado ao Ministério da Educação, por meio de investimentos, criar condições favoráveis para a valorização do professor, como salários atrativos e condições dignas de trabalho, com o fito de melhorar o sistema educacional e, assim, desconstruir essas dificuldades existentes. Além disso, é necessário que o Governo Federal, através das Secretarias de Educação, tenha maior contato com a realidade escolar, ouvindo e atendendo as solicitações feitas pelos educadores e, por consequência, tornar o ensino mais digno através de um suporte de qualidade.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde