O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O histórico desafio de valorizar o professor

Professor, o caminho para o desenvolvimento
Ao observarmos os países desenvolvidos, é notável que ser professor é algo muito valorizado, pois a educação é um dos pilares necessários para se formar uma grande nação. Contudo, ao olharmos o cenário brasileiro ser professor é um tanto desafiador, esses profissionais possuem péssimas condições de trabalho, baixa remuneração e ainda lidam com agressões físicas e verbais por parte de alunos e seus familiares. Portanto, devemos buscar maneiras de valorizar o professor para que o Brasil possa acender rumo ao desenvolvimento e quem sabe ser uma referência mundial na área da educação.
Muitos estados brasileiros não pagam o piso salarial dos professores, isso acaba forçando os mesmos a aumentar suas cargas horárias (até 60 horas semanais) afim de ganhar um pouco mais, porém, isso acaba deixando o profissional exausto e comprometendo a qualidade do seu ensino. Quando a categoria resolve ir atrás de seus direitos através das greves, é reprendida pelo governo que corta o salário dos professores e ainda corre o risco de sofrer agressões por parte da polícia em manifestações como o ocorrido em Curitiba no passado.
Outro problema enfrentado pela categoria é as agressões dentro e fora das salas de aula, existem vários relatos nas mídias onde professores foram agredidos física e verbalmente por alunos e em alguns casos as agressões foram fatais. Muitos professores acabam ficando depressivos e se afastam das salas de aula para se tratarem, isso demonstra o quão difícil é ser professor em um país onde futebol é mais bem visto e divulgado que a educação. Logo, é preciso resolver todas as questões citadas no texto para que o profissional da educação possa contribuir para a construção de um Brasil melhor.
A problemática em questão pode ser resolvida através de uma atenção maior do governo nesse setor, deve-se destinar de forma correta os impostos pagos pela população para investir em infraestrutura de qualidade e nos salários dos professores para que eles possam render o seu máximo desempenho. Também é dever do governo garantir a segurança desses profissionais através de leis mais rígidas que punam de forma ríspida qualquer tipo de agressão a esses profissionais. Por fim, a população deve estudar e entender a importância dos professores e cobrar do governo o investimento na área da educação.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!