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O histórico desafio de valorizar o professor

No diálogo Górgias, de Platão, confrontam-se os campeões de duas artes de argumentar, a dialética e a retórica, competindo pelo estatuto de instrumento discursivo privilegiado para a conquista da sabedoria. Hodiermente, este cenário assemelha-se a luta cotidiana de professores no Brasil, visto que sua valorização é confrontada não somente por negligência governamental, mas também pela cultura de desvalorização deste profissional na sociedade tupiniquim.
Mormente, ao avaliar o cenário brasileiro nota-se a defasagem governamental no que tange a valorização dos docentes, tendo em vista que ao passar por uma crise econômica, são os primeiros profissionais a receberem salário parcelado. Partindo do pressuposto que são a base de todas as profissões, consoante Arthur Lewis a educação nunca foi despesa, sempre foi investimento com retorno garantido. Sob tal ótica verifica-se que este conceito encontra-se deturpado no Brasil, a medida de que além de baixo, o salário do professor não está livre de parcelamentos ou até mesmo redução.
Além disso, o papel destes profissionais vem sendo atenuado, exemplo disso são a crescente porcentagem de agressão ao professor, o que evidencia a inversão de valores existente, que desestimulam novas pessoas a seguir esta imprescindível profissão, assim como os já profissionais da área. Tangente Voltaire, educar mal um homem é dissipar capitais e preparar dores e perdas à sociedade. Ademais, com a criação da plataforma Youtube em 2005, e a disponibilização grátis de aulas fez com que a participação escolar diminuísse, e atrelado a isso a figura do professor muda gradativamente de docente para mediador.
Portanto, com os aspectos supracitados, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver o impasse. Torna-se imperativo que o estado crie uma emenda constitucional para a maior punição aos casos de agressão à professores. Ainda, urge que o Ministério da Cultura e Educação disponibilize cursos profissionalizantes na área de plataformas digitais para professores, com o fito de aproximar estes profissionais de seus alunos e aprimorar seus métodos de ensino. Por fim, pode ser adicionada a BNCC a disciplina de Metodologia Científica, visando a inversão de papéis dentro da sala de aula, porém de maneira educativa, a fim de que alunos possam aprender conteúdos e repassar à seus colegas de maneira elucidativa e orientada por seu professor. A partir dessas ações, espera-se uma melhora na valorização deste grupo.
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