O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O histórico desafio de valorizar o professor

De acordo com Émile Durkheim, o principal papel do professor é formar cidadãos que contribuam para a harmonia social. Todavia, tal perspectiva encontra impasses na realidade brasileira, haja vista o histórico desafio da valorização dos professores. Nesse contexto, urge analisar como a falta de investimentos na educação e a omissão educacional de muitos pais agravam a problemática de cunho socioeducacional no Brasil.
É fato: diante da atual crise econômica enfrentada pelo país, muitos investimentos apresentam declínio, principalmente no que tange à educação. Nesse sentido, os salários oferecidos pelas instituições educacionais brasileiras perpetuam-se baixos, sendo, assim, injustos, dada a importância desses profissionais no âmbito social. Consequentemente, muitos educadores sentem-se desmotivados a realizarem seu trabalho, visto que se encontram desvalorizados pelo Estado e pela sociedade.
Além disso, os pais apresentam importante influência no que se refere aos impasses da valorização do professor. Isso porque, não raramente, muitos responsáveis não orientam seus filhos a respeitarem seus educadores e, muitas vezes, dão a esses profissionais a obrigação de oferecer a educação moral aos alunos, tendo a falsa ideia de que eles são pagos para tal função. Desse modo, muitos estudantes não contemplam seus professores como uma autoridade e, consequentemente, não os valorizam e os respeitam como deveriam. Não é à toa, então, que, segundo dados do G1, o Brasil se encontra em 1° lugar mundial no que se diz respeito à violência contra profissionais da educação.
Diante do exposto, é mister medidas que proporcionem a valorização do professor. Para isso, o Estado, como órgão supremo, juntamente ao Ministério da Educação, deve ampliar a aplicabilidade de verbas na educação e, de modo consequente, oferecer o reajuste salarial a esses profissionais, visando o incentivo necessário e uma remuneração justa. A mídia, por sua vez, deve difundir documentários que exponham a sua importância no contexto social, a fim de que a população adquira consciência de valorizá-los. Ademais, as escolas devem oferecer palestras e debates com pais e alunos, que proponham uma reflexão acerca do reconhecimento dos professores, evitando qualquer tipo de desrespeito. Dessa forma, observada a conjuntura entre sociedade e poder público, a valorização do educador e a harmonia social proposta do Durkheim serão alcançadas na sociedade.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!