O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O histórico desafio de valorizar o professor

A série televisiva Merlí, lançada pela Netflix, retrata a vida de um professor até então desempregado que, acaba sendo contratado temporariamente por uma escola publica e, passa por diversas dificuldades enquanto tenta encontrar seu lugar de respeito. Assim, fora do mundo cinematográfico, no Brasil, a desvalorização dos professores é um problema perdurável e, devido a constância do mesmo, a profissão em questão é vista com maus olhos e, cada vez menos jovens sonham em seguir essa carreira.

É indubitável que, ser professor no Brasil é sinônimo de salários baixos, condições de vida desgastantes e, também, desrespeito por parte dos alunos. Desse modo, notícias que retratam agressões físicas e morais contra professores são constantes e, não recebem a devida atenção da sociedade, afinal, a educação brasileira está tão precarizada que a própria população a desacreditou.

Outrossim, vale relembrar o que dizia Nelson Mandela, que a educação é a arma mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo. Em vista disso, fato é que a desvalorização dessa profissão se dá, principalmente, no meio social, afinal, se a população lutasse para garantir melhores condições de vida para os professores, esses teriam seus direitos ouvidos. Contrariamente, o que vemos no dia-a-dia, são alunos que desrespeitam os professores ou que tiram notas baixas, enquanto os pais se posicionam em defesa dos filhos, acusando o professor que só estava fazendo o seu trabalho.

Portanto, as séries televisivas não conseguem retratar, com a devida grandeza, os reais problemas que um professor, no Brasil, enfrenta diariamente. Em suma, medidas devem ser tomadas para garantir ao professor seus direitos. Logo, o Ministério da Educação (MEC) deve pressionar o Estado para que, por meio de novas leis e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), assegure, aos profissionais da educação, um aumento salarial considerável que garantirá uma melhor qualidade de vida, afinal, isso refletirá diretamente no desempenho do profissional dentro da sala de aula.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!