O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O histórico desafio de valorizar o professor

Grécia , China e Turquia são alguns dos países em que seus professores têm: bons salários e respeito da população. Longe disso, no Brasil a falta de investimentos em políticas públicas voltadas aos docentes tem alargado os desafios históricos da sua valorização. Essa problemática traz consigo não só diminuição da procura por parte dos jovens e adolescentes por essa profissão, mas também a baixa valorização dos professores em nossa sociedade.
Em uma primeira análise, observa-se que o número pela procura de cursos de licenciaturas tem diminuído em 10% de acordo com pesquisas da Semesp. É certo que, essa desvalorização por parte dos jovens é motivada pelos desafios contínuo a quais os professores enfrentam no seu cotidiano, ou seja, quer da sucessiva em matrículas podendo comprometer ainda mais os futuros necessitados pela educação. Dessa forma, o desinteresse pode afetar a chegada de novos profissionais no mercado de trabalho.
Em uma segunda abordagem, nota-se que a falta de transportes escolares, salas de aulas preparadas e a falta de infraestrutura para esse profissional ter uma maior produtividade, mostra como são valorizados. Segundo uma pesquisa da fundação de caridade global focada em melhorar os padrões de educação para crianças carentes (Vorkey Gems Foundation) o Brasil ocupa a penúltima posição em números de países que mais valorizam o papel do professores, ficando à frente apenas de Israel. Desse modo, medidas devem ser feitas para mudar esse péssimo cenário, pois afeta grande parcela da população.
Nessa perspectiva, urge que o estado assuma seu papel de regulador. Logo, por meios de investimentos em salários e melhorias na profissionalização dos docentes, para que tenham boas condições de exercer suas funções, com parceria público-privada (PPP). Por fim, o MEC juntamente o ministério comunicações tem como dever criar programas na internet, televisão e rádio que procurem informar a população sobre a importância dos professores na sociedade. A partir dessas ações, espera-se promover uma melhora na das condições a que se refere a sistema educacional e aumentar o interesse por esse atividade.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!