O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O histórico desafio de valorizar o professor

Em Matilda, livro de Ronald Dahl, uma garotinha com dons especiais é incompreendida pela sua família e segue sozinha o caminho se educar. A vida dela muda ao ingressar na escola e conhecer sua professora, Miss Honey, que desempenha um papel fundamental na história, guiando Matilda a se tornar o melhor que pode ser e oferecer ao mundo. Narrativas como essas são comuns na cultura popular e retratam o quão essencial e transformador pode ser o papel de um professor na vida de um aluno. Assim, a consciência da importância dessa profissão é inegável e precisa tornar-se mais reconhecida.
Nas palavra do filósofo Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Dessa forma, para com o profissional responsável pelo ato de educar, de elevar o ser humano e seu intelecto, deve ser atribuído maior prestígio social. Afinal, sem a intervenção de alguém disposto a compartilhar seus conhecimentos, faculdades e outras instituições de ensino não existiriam e, por conseguinte, não haveriam médicos, engenheiros e outras profissões. Educação é o início de tudo.
Ademais, educação não é importante apenas na esfera profissional. Essa é igualmente necessária em diversos outros aspectos da vida de um indivíduo. Assim, é com educação que a consciência política e social ou conceitos sobre saúde e segurança podem serem desenvolvidos, por exemplo, criando sociedades mais participativas sobre seus direitos e deveres. Por isso, o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de um país está intimamente ligado ao nível de educação de seus habitantes.
Portanto, medidas devem ser tomadas com a intenção de que a valorização do professor deixe de ser um desafio. O Ministério da Educação deve trabalhar em conjunto com outros agentes sociais na implementação da cultura de valorização do professor, ressaltando a importância do educador com propagandas midiáticas e utilizando o Dia de Professor como uma data para lutar por melhorias na educação. Assim, busca-se que a sociedade seja conscientizada do papel fundamental desse profissional. Nem todos temos dons especiais como Matilda mas todo professor, como Miss Honey, tem a possibilidade de mudar uma vida,
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!