O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O histórico desafio de valorizar o professor

O Brasil é um país emergente, apresenta elevada diversidade cultural e está em um intenso processo de desenvolvimento tecnológico. Todavia, um grande entrave dificulta o êxito da nação: a pouca visibilidade dada as questões sociais, principalmente com relação a valorização do profissional da educação. Tal entrave, portanto, traz sérios efeitos negativos para a sociedade. Nesse sentido, é válido ressaltar que medidas rápidas e eficientes devem ser adotadas para combater essa mazela.
Em uma primeira análise, destaca-se a questão governamental, haja vista que o investimento voltado para os professores é escasso, o que compromete as relações sociais. As constantes greves que acontecem no território são resultado de uma má estruturação dos ambientes escolares, salários que não compensam as diversas atividades desenvolvidas pelos professores (pois os mesmos não trabalham apenas nos institutos, mas também fora dos horários estabelecidos), a perca dos direitos, dentre outros. Ademais, essa questão ultrapassa décadas e intensifica-se. Desse modo, a valorização do professor é dificultada e passada a cada geração.,
Em 2017 uma notícia espalhou-se rapidamente pelo Brasil e preocupou os cidadãos: um professor foi agredido no rosto pelo aluno em São Paulo. Esse fato, infelizmente, é consequência da não valorização de tal profissional no país. Somado a isso, está implícito a baixa qualidade de formação, pois como existe pouco investimento financeiro para a educação, a relação entre professor e aluno torna-se vulnerável e com o atual processo de ingresso nos ensinos superiores, os alunos menos desenvolvidos acabam por escolher a área de professor. Desse modo, o ciclo inicia-se e a problemática intensifica-se.
Por conseguinte, é indubitável mencionar que o Brasil enfrenta uma dificuldade de valorizar o professor em pleno século XXI. Nesse contexto, medidas devem ser postas em práticas para reverter esse quadro. Dessa forma, é essencial que o Governo Federal, em parceria com o governo municipal, desenvolva palestras educacionais com a população, de forma a mostrar o papel dos professores e sua enorme importância para a nação, com o objetivo de instigar a valorização de tais profissionais. Além disso, o Poder Legislativo deve criar leis rígidas que garantam os direitos de tais profissionais e aumentem a verba destinada para a educação brasileira a fim de proporcionar relações harmoniosas para todos os cidadãos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!