ENTRAR NA PLATAFORMA
O discurso do índio pataxó

  "Guerras do Brasil doc.", documentário da Netflix que em seu primeiro episódio relata as dificuldades do povo indígena no período pré-colonial, trazendo-as para o contexto atual. Paralelamente a isso é notório que, nos dias de hoje ainda há esse aspecto de discriminação, na forma de invasão das TI's (terras indígenas) e da poluição de rios que são fonte de alimento e água para eles. Ocasionando no discurso do índio pataxó, que mantem sua cultura.



    Em primeiro plano, é importante destacar que, atualmente a exploração das TI's vem crescendo cada vez mais, principalmete pela cobiça em minério, madeira, entre outras coisas. De acordo com o site "Reporter Brasil", o governo pretende ampliar a mineração, que ameaça 30% do território indígena e mais de 10000 habitantes, fazendo com que eles percam seu habitat natural. Influenciando em sua vida política, social e cultural.



     Em segunda análise, cabe resaltar que, com a poluição de rios, ocasionam problemas na vida de quem lá habita. Pois se alimentam não só da caça e da agricultura, mas também da pesca e precisam de água para sobreviver. Com a queda da barragem de brumadinho, que aconteceu em Janeiro de 2019, a quantidade de lama que desceu para os rios foi grande, o que vem comprometendo suas atividades essenciais. 



       Fica claro, dessa forma, que os índios precisam do seu espaço para que sua cultura não seja fragilizada. Para reverter essa problemática, o governo juntamente com o Ministério da cidadania, precisa tomar providências, multando e fiscalizando o minério e as obras como as de Brumadinho, para que não possam invadir as TI's, preservando sua cultura e seus costumes. Assim, somente assim, eles poderam viver em paz para que não volte aos tempos do pré-colonialismo, não necessitando mais de discursos indianistas.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde