O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O consumismo e seus impactos ambientais

No início da década de 1980, a cidade de Cubatão (SP) foi local de um desastre ambiental causado por um polo industrial, constituído por várias fábricas que não possuíam filtros nas chaminés, liberando toda fumaça no ar. Neste contexto, tal desastre ambiental possui influência nos desafios que refletem a preservação do meio ambiente, influenciando, desse modo, a problemática dos crimes ambientais no BRASIL. Diante dessa perspectiva, convém analisar a conduta ambiental da sociedade e a baixa efetivação das leis ambientais no país.


Primeiramente, destaca-se a conduta da sociedade em relação ao meio ambiente como principal promotor dos crimes ambientais no Brasil. A ação humana no meio ambiente é a responsável pelos mais variados impactos, sendo em maior parte negativos. Segundo o filósofo Rosseau, a natureza fez o homem bom, mas são corrompidos pela sociedade. Em suma, a falta de consciência ambiental na sociedade e a busca por poder é um dos principais fatores para a ocorrência desses crimes.


Ademais, é crucial apontar a desvalorização política no que diz a respeito da efetivação das leis ambientais já existentes. De acordo com o pensador Confúcio, para prever o futuro é necessário estudar o passado, isto é, necessita-se realizar a análise das problemáticas históricas do Brasil no que concerne a crimes ambientais, para que seja possível executar as leis de maneira eficaz. Dessa forma, a efetivação das leis fariam com que crimes ambientais no Brasil reduzissem.


Consequentemente, para a presença de uma sociedade efetivada pelas leis e condutas ambientais adequadas. A princípio, o Estado - órgão responsável por prover ações para o bem em comum - por meio do Ministério do Meio Ambiente e Ibama, apresente punições mais rígidas nas leis ambientais e maior fiscalização, a fim de que a sociedade deixe de cometer crimes ecossistêmicos, devido ao rigor das advertências. Além disso, as escolas devem instruir a educação ambiental, por intermédio de campanhas educacionais, com o intuito de formar um público com consciência dos malefícios causados pela sociedade ao meio ambiente. Assim, desastres ambientais como ocorrido em Cubatão não aconteceriam mais no Brasil.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!