O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O consumismo e seus impactos ambientais

           “Eu uso o necessário, somente o necessário, o extraordinário é demais". Tal trecho musical, presente no filme "Mogli: O Menino Lobo", evidencia a importância do aproveitamento sustentável e subsistente. No contraste fictício com a realidade brasileira, isso é negligenciado, uma vez que o consumismo e seus impactos ambientais estão cada vez mais presentes. Desse modo, medidas são necessárias para amenizar a problemática, visto que há uma intensificação do consumo pela mídia, gerando o esgotamento de recursos no meio ambiente.


           Em primeira análise, vale ressaltar a influência que a mídia possui em relação ao consumo. Segundo os filósofos Adorno e Horkheimer, o perigo inerente à indústria cultural é o cultivo de falsas necessidades psicológicas, logo, as empresas adquiriram poder de persuasão com a publicidade, o que cria uma relação direta entre o individuo e o mercado. Como resultado, de acordo com o Instituto Akatu, o número de pessoas que não praticam o consumo consciente no Brasil aumentou em 76% no período de 1960 a 2006.


           Ademais, é notório o esgotamento de recursos no meio ambiente como consequência do consumo exagerado. Conforme a Organização das Nações Unidas, a exploração de recursos naturais triplicou nos últimos 50 anos, haja vista, por exemplo, que as árvores tornaram-se matéria prima essencial na fabricação de diversos produtos, consequentemente, aumentou o desmatamento e a escassez. Posto isso, o Global Watch Florest, afirma que o Brasil perdeu cerca de 10% de área ambiental entre 2000 e 2018.


           Infere-se, portanto, que providências sejam tomadas para minimizar os efeitos do consumo exagerado no país. Para tanto, cabe ao Ministério da Educação, estimular o pensamento crítico na sociedade desde a infância, por meio de palestras nas escolas sobre o gasto consciente, a fim de evitar a entrada da população no mundo consumista.  Além disso, o Ministério do Meio Ambiente deve controlar a extração dos recursos naturais, através de fiscalização e leis ambientalistas para punir empresas que promovem o desmatamento, Assim, haverá um aproveitamento sustentável, como se retrata em “Mogli: O Menino Lobo”.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!