ENTRAR NA PLATAFORMA
O consumismo e seus impactos ambientais

   "Na minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá, as aves que aqui gorjeam, não gorjeam como lá". Esse trecho da canção do exílio, de Gonçalves Dias, demonstra a maneira pela qual os escritores indianistas declaravam o amor pela pátria e suas belezas. Conquanto, no hodierno, verifica-se que esse apreço é deixado de lado quando se observa a questão do consumismo e seus impactos ambientais, ora pelo capitalismo, ora pelo descaso governamental.



     É válido ressaltar, em primeiro lugar, a influência do capitalismo e as consequências que o cercam. Sob esse espectro, de acordo com o economista brasileiro Hugo Penteado, a busca excessiva pelo lucro está cegando as grandes empresas quanto aos impactos negativos ao meio ambiente. Nesse viés, o raciocínio exposto torna-se claro ao analisar que mais de 8 milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos, segundo a ONU. Dessa forma, a natrueza, ao olhos dos empresários é vista como um meio de expansão de suas atividades e, consequentemente, do lucro dos mesmos.



   Ademais, outro fator a salientar é a negligência do Estado. Segundo o sociólogo alemão, Dahrendorf, no livro "A lei e a ordem", afirmou que a anomia é a condição social em que as normas reguladoras dos comportamentos das pessoas perdem sua validade. De maneira análoga, nota-se que as leis que garantem a preservação do meio ambiente não seja um empecilho encontram-se em estado de anomia pelo fato de serem infringidas, por vezes, sem qualquer punição ao infrator.



     É evidente, portanto, que medidas são necessárias para atenuar a problemática. Destarte, o Governo Federal, como instância máxima da administração executiva, em figura do Ministério do Meio Ambiente e em conjunto com o Poder Legislativo, deve elaborar leis mais rígidas, por meio do diálogo entre ambientalistas, a fim de diminiuir a degradação do meio ambiente. Somente assim, pode-se-á retomar o sentimento ufanista exposto nas obras de Gonçalves Dias, pela natureza.



 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde