O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O consumismo e seus impactos ambientais

Atualmente, estamos vivendo o grande ápice do consumo movido pelas tecnologias do período pós revolução industrial. Onde, comprar de forma desenfreada sem pensar nos impactos causados é normal. Nesse sentido, convêm analisarmos a relevância do mercado de consumo nesse âmbito.


Em primeiro lugar vale ressaltar a influência da mídia nesse cenário. Os meios de comunicação nos cercam por toda a parte, e de um certo modo os mesmos moldam nossa forma de pensar. A partir de propagandas, redes sociais , essa mídia determina como devemos agir e o que devemos consumir. Vale destacar o processo de obsolescência programada, estratégia utilizada pelas indústrias para movimentar a economia e aumentar o consumo.


Faz-se mister, ainda, salientar os impactos causados ao meio ambiente. Pode-se mencionar o uso do plástico desenfreado que está causando a morte de vários animais marinhos. Segundo a ONU ( Organização das Nações Unidas) o plástico é responsável pela morte de 100 mil animais marinhos por ano. Estima-se que em 2050, segundo cientistas, haverá mais plásticos que peixes nos oceanos.


Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para amenizar os danos que podemos causar a natureza como um todo. Os meios mediáticos tem um papel fundamental, podendo por meio de anúncios e propagandas, mostrar a população o cenário real do mundo como uma forma de prevenção para evitar problemas mais graves futuramente. Como defendeu George Orwell " a massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa"

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!