O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O consumismo e seus impactos ambientais

Diversos produtos são fabricados e vendidos de modo acelerado para pessoas do mundo inteiro. Intensificando-se a cada ano. Diversos fatores contribuem para esse consumismo, entre os quais estão: a influência da propaganda do produto, de sua marca e competição de mercado. Contudo, essa situação vêm gerando problemas, principalmente ambientais como a geração de lixo e social pela busca de um status.


Primeiramente, é importante destacar o quanto a evolução tecnológica e científica contribuiu para o aumento da problemática, pois a partir de descobertas foi possível a utilização de matérias primas para a fabricação de produtos comercializados. A Revolução Industrial por exemplo, foi o grande marco da nova éra consumista e se propagou por diversos países que cresceram economicamente. Entretanto, problemas como a poluição atmosférica, terrestre, da água, sonora, ambiental e entre outros aumentaram e continua atualmente.


Além disso, a busca por uma posição de destaque pelos bens econômicos vem se tornando uma barreira para o crescimento social saudável. Ademais, redes de comunicação como a internet e a tv influenciam na divulgação e venda de diversos produtos por propagandas e promessas que funcionam de forma manipuladora e tem como consequente uma alienação consumista e desigualdade entre a população.


Portanto, medidas são necessárias para amenizar esse problema. Para uma desaceleração do consumismo e conscientização da sociedade diante das consequências trazidas pelo o mesmo, urge que o estado crie campanhas publicitárias por meio da internet e de outros meios de comunicação, principalmente em grandes centros urbano. Dessa forma, a população contribuirá para um crescimento social saudável e a preservação do meio ambiente, servindo também para a criação de uma geração futura mais responsável.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!