O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O consumismo e seus impactos ambientais

No filme "Walle", que se passa no ano de 2100, a humanidade é obrigada a deixar o Planeta Terra, em função da grande quantidade de lixo presente no mesmo. Atualmente, apesar da realidade não ser tão severa quanto a do filme, ainda é preocupante, na medida em que o consumismo causa impactos ambientais severos no mundo todo. Tal fenômeno é problemático, tendo em vista que prejudica diversas espécies e ecossistemas, e encontra na mentalidade consumista do século XXI o principal desafio para a sua superação


Primeiramente, é necessário salientar que o consumo exacerbado dos seres humanos, causa impactos negativos para toda a fauna e flora ao redor do mundo. Por exemplo, no documentário "Um oceano de plástico", mostra-se como o descarte excessivo de produtos feitos a base desse material afeta os seres de todos os níveis tróficos da vida marinha, do plâncton até as baleias. Logo, o caso desses produtos evidenciam também que o problema não está somente no consumo, mas também na mentalidade consumista por trás desse ato.


Em segundo ponto, vale destacar que tal mentalidade é o principal impecílio para a resolução do problema apresentado. Nesse sentido, o consumismo surgiu junto com o modelo fordista, que estabelecia a produção em massa para o consumo nessa mesma medida. Nos dias atuais, essa mentalidade ainda persiste, o que gera não só um grande consumo, como também uma imensa produção de lixo. Dessa forma, conforme a primeira lei de Newton, tal situação só irá mudar quando as autoridades competentes fizerem uma força nessa direção.


Portanto, com base nos argumentos expostos, torna-se claro que a mentalidade consumista é o principal causador da poluição, que por sua vez impacta o mundo comtemporâneo. Por conseguinte, cabem aos governos de cada país, via anúncios na televisão, rádio e internet, a realização de campanhas educativas sobre consumo consciente. A finalidade dessa proposta é conscientizar a população sobre os impactos negativos do consumismo para o meio ambiente, e dessa forma, tornar seu consumo mais ético e responsável. Através dessa medida, o problema começara a ser combatido, e ao contrário do que ocorre em "Walle", não haverá a necessidade de deixar o planeta.


Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!