O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O consumismo e seus impactos ambientais

Na música "Geração Coca-Cola", a qual contém trechos como "Quando nascemos fomos programados", foi composta pelo cantor Renato Russo na década de 80 e nela é feita uma crítica ao modelo de consumo capitalista consolidado após a Guerra Fria. Porém, o mundo passou por transformações econômicas e sociais a partir da Revolução Industrial e tais avanços impactam o meio ambiente até hoje. Nesse sentido, é certo concluir: a falta de práticas sustentáveis por grandes empresas e o padrão alienista da sociedade, descrita na canção, constitui entraves para a preservação da natureza.


No começo do séc.XX, o empresário Henry Ford criou o Fordismo, um sistema de produção cuja principal característica é a fabricação em massa de produtos na linha de montagem. Dessa forma, o uso de recursos não renováveis passou a ser frequente e perdura até os dias de hoje, o que contribui para a destruição da natureza, uma vez que retira-se elementos essenciais para o desenvolvimento do meio ambiente e as empresas não tem nenhuma consciência sustentável em promover a reciclagem e reutilização de materiais. Além disso, a poluição ambiental causada por indústrias de base durante a construção de produtos influencia o surgimento da chuva ácida, um fenômeno bastante discutido por especialista, pois prejudica monumentos históricos e, principalmente, o solo.


De acordo com o dicionário, alienação refere-se a indivíduos alheio a si próprios e que se tornam escravos de determinada atividade. Nesse caso, o consumo demasiado por parte das pessoas passou a ser influenciado por multinacionais através de propagandas apelativas, as quais possui como função estratégica o convencimento. Portanto, a sociedade é atingida por esse mecanismo empresarial de tal forma que consomem cada vez mais de maneira irresponsável. Ademais, consumismo exagerado está diretamente ligado a grande quantidade de lixo encontrado em ecossistemas, pois os objetos utilizados são descartados de maneira inadequada e são de baixa duração, o que estimula a compra regular de dado produto.


Logo, é necessário haver mudanças no padrão de consumismo na sociedade. Desse modo, o ministério da educação, aliado á políticas sustentáveis, deve promover um plano estudantil relacionado ao consumo consciente e problemas ambientais. O projeto deve ser direcionado a alunos do ensino médio e ensino fundamental de maneira que os indivíduos possam aprender desde cedo a manter uma ótima interação com a natureza. Ademais, é fundamental a participação da família na consolidação dos ensinamentos aprendidos na escola, posto que o lar é uma extensão da instituição. Esse elo deve ser eficiente a ponto de educar uma geração criticada por Renato Russo nos anos 80.






Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!