O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O consumismo e seus impactos ambientais

É possível afirmar que o consumismo exacerbado, um dos principais causadores dos atuais problemas ambientais vem aumentando exponencialmente. Isso se evidencia não somente pelo uso descontrolado dos recursos naturais, sem consciência ambiental, como também pela falta de maneiras corretas para o descarte de aparelhos eletrônicos. Nesse sentido, se torna importante analisar as principais causas e consequências desse problema para a sociedade brasileira.


Em primeiro plano, é necessário ressaltar que a falta de preocupação com o meio ambiente não é um problema recente. Desde a Revolução Industrial, quando ocorreu o surgimento de maquinas, a energia era obtida geralmente, a partir da combustão do carvão, influenciando já nesse período, o efeito estufa. Do mesmo modo, as indústrias estão cada vez mais concentradas em aumentar sua produção, sem as devidas precauções com a sustentabilidade.


Como consequência desse consumismo desenfreado, principalmente no que se refere a aparelhos portáteis como celulares e notebooks, outro problema ambiental é gerado, tendo em vista a falta de lugares para o descarte. Atualmente, principalmente pela grande quantidade de atualizações nos dispositivos, a vida util dos smatphones vem sendo reduzida, causando assim um aumento na produção de lixo eletrônico.


Dessa forma, os problemas ambientais causados pelo consumismo requerem ações mais efetivas para serem solucionados. Nesse sentido, o Governo Federal deve ampliar a fiscalização ja exercida, nas grandes indústrias que ainda poluem o meio ambiente, por meio do IBAMA, com punições as empresas que vierem a exceder os limites de poluição do ar. Como resultado, espera-se uma redução nos indices de poluição.


Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!