O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O consumismo e seus impactos ambientais

A revolução industrial que sugiu na Inglaterra em meados do século XVIII, proporcionou não somente um grande avanço no modelo capitalista, mas como também à um crescente incentivo ao consumo de bens materiais. Atualmente, o consumismo que é fortemente incentivado por grandes empresas e pela obsolescência progamada, tem se tornado preocupante perante aos constantes impactos ambientais ocasionados.


O crescimento do uso das mídias sociais tornaram-se um forte recurso para incentivar um consumo cada vez mais exacerbado. O instagram, que é uma importante rede social, conta com inúmeras influencers digitais financiadas por empresas, para propagarem uma falsa ideia da necessidade de adquirir constantemente os lançamentos das grandes marcas, e portanto, descartarem seus velhos produtos. Sendo assim, há uma aumento cada vez maior no volume de produtos descartados, que muitas vezes acabam sendo deixados em locais inadequados por falta de espaço.


Ademais, as necessidades êconômicas das empresas fizeram com que a obsolescência progamada, que é um recurso que limita o tempo de vida de produtos eletrõnicos, se tornasse uma prática lucrativa, haja vista que, conforme o produto for perdendo toda sua funcionalidade, rapidamente o consumidor o trocará por um novo. Porém, apesar de lucrativo, a obolescência programada se torna responsável pelo aumento dos lixos eletrônicos no meio ambiente, já que a cada ano consumimos mais produtos eletrônicos e a necessidade de trocá-los torna-se cada vez maior.


Portanto, é possível afirmar que, há uma grande necessidade de promover palestras nas escolas e também em locais públicos, afim de incitar a conscientização quanto ao consumo exagerado e aos impactos diretos que isso trás. Vale também salientar que, há a necessidade de uma maior fiscalização quanto ao destino do lixo, já que muitas vezes, devido ao grande volume, tais resíduos acabam sendo jogados em áreas que não possuem a devida estrutura, acarretando muitas vezes num grande problema para população local, já que podem acabar trazendo contaminação ao solo e água. Além do mais, a criação de incentivos governamentais para as famílias que diminuírem a quantidade de lixo produzidos diariamente, poderia ser um ótimo começo para conter os constantes impactos ocasionados na natureza.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!