ENTRAR NA PLATAFORMA
O consumismo e seus impactos ambientais

Em meados do século XVIII, com o advento da Primeira Revolução Industrial, o conceito de riqueza foi associado à capacidade de produção. Posteriormente, a ideia foi também incorporada pela classe consumidora. A partir daí, criou-se a ilusão de que a posição social está estritamente ligada ao poder aquisitivo, encorajando o consumo exacerbado, e fazendo surgir o consumismo. No entanto, como consequência de tal fato social, tem-se presenciado grande volume de impactos ambientais negativos que afetam o mundo inteiro.


Inicialmente, sabe-se que tudo aquilo que se consome nas sociedades, provém da natureza. Logo, é inegável que o consumismo, que é a ampliação da aquizição, deixa marcas catastróficas no meio ambiente. Ademais, a exploração desenfreada dos recursos naturais é responsável pela predominância de espaços geográficos em grande parte do globo, expondo o desequilíbrio ambiental como produto da ambição humana, contrastando, desse modo, com as palavras do pacifista Mahatma Gandhi, ao mencionar que a natureza pode suprir todas as necessidades do homem, menos a sua ganância.


Além disso, é nitida a influência de tais impactos na vida do ser humano. Segundo dados divulgados em 2016 por um programa da ONU, só em 2012 mais de 12 milhões de pessoas morreram por causas decorrentes da degradação ambiental. Ainda, de acordo com a Terceira Lei de Newton, para toda força de ação, existe uma força de reação. Nota-se, portanto, que o descaso para com a fauna e a flora influi, de forma inversalmente proporcional, no bem-estar das espécies, bem como na própria perpetuação da vida na terra, equivalendo à experimento comprobatório da menção feita pelo afamado físico.


Por fim, fica clara a necessidade de medidades que contornem os efeitos da problemática. Faz-se mister que a ONU, em parceira com todos os seus 193 países-membros, crie acordos que extingam métodos não renováveis de produção, a partir da implementação de mecanismos sustentáveis, a fim de reduzir os malefícios trazidos pleo atual modelo produtivo. Igualmente, a implementação de disciplina que instrua o consumo consciente, nas grades curriculares de todos os níveis educativos, por parte dos órgãos de educação de cada país, fará com que as ameaças mencionadas se anulem em função do tempo.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde