ENTRAR NA PLATAFORMA
O comportamento dos jovens nas mídias sociais e suas consequências
Facebook, Twitter, Instragram e WhatApp são algumas das mídias sociais altamente usadas pelos jovens frutos das Gerações X e Y, sendo considerados nativos digitais, visto que se desenvolveram no tempo da disseminação da Internet. Nesse cenário de intensa relação com a tecnologia, as redes sociais influenciam diretamente a forma como vivem e se relacionam com a sociedade.
Em primeiro plano, é necessário considerar como as mídias sociais impactam a relação dos jovens com a sociedade. A Internet, de modo geral, é caracteriza pela rapidez das informações, pois divulga e dissemina intensamente. Esse fato, por sua vez, forma uma juventude informada e interligada com grande poder de movimentação, favorecendo, assim, para a criação do ciberativismo, como ocorreu na Primavera Árabe, nas manifestações populares brasileiras de 2013 e de Hong Kong. Desse modo, os jovens contemporâneos são hiperconectados tanto com o mundo como com os outros.
Essa intensa conectividade, por sua vez, interfere em aspectos mais íntimos dos jovens. O fato de serem nativos digitais os acostumou com o imediatismo e, por isso, preocupam-se apenas com o momento. Nesse cenário, segundo Zygmunt Bauman, não há mais o estabelecimento de relações sólidas e duradouras entre os jovens, somente conexões. Além disso, há uma dificuldade em desligar-se do meio digital, o que provoca ansiedade e, em muitos casos, depressão. Assim, nota-se que é complicado para esse grupo manter vínculos e são altamente dependentes das redes sociais.
Fica claro, portanto, que os jovens atuais são hiperconectados com as mídias sociais e isso influência nas relações sociais e na saúde mental. Dessa forma, é necessário aprender a lidar com a interferência das redes sociais no dia a dia. Para isso, a mídia deve, por meio de novelas, debater sobre o lado negativo da hiperconectividade e, com programas com especialistas como psicólogos, ensinar alternativas para a dependência virtual e como não ser tão imediatista, além do impacto positivo de tal mudança. Só assim a relação do jovem com a tecnologia será predominantemente harmoniosa.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde