ENTRAR NA PLATAFORMA
O comportamento dos jovens nas mídias sociais e suas consequências
Com as guerras do século XX , houve um grande investimento em tecnologia . Assim , foi possível o desenvolvimento dos meios de comunicações com a criação do telefone e a internet , facilitando a vida da população . No Brasil vigente , entretanto , as mídias sociais vem sendo um problema para os jovens , visto que a maioria deles estão viciados nesses veículos de socialização ou participam de sites não apropriados para sua idade . Desse modo , será citado fatores que intensificam tal comportamento.
A princípio , é possível perceber que a imprudência dos jovens na utilização desregradas das mídias sociais , deve-se a questão precária do ensino brasileiro . De acordo com Aristóteles , filosofo grego, a educação é fundamental , uma vez que desenvolve o comportamento do Estado , de modo que o equilíbrio seja alcançado na sociedade . Por analogia , percebe-se que , nesse país tropical rompem-se essa harmonia , visto que os jovens estão utilizados excessivamente os meios de comunicações como celular e computadores . Pode ser citado como exemplo , uma pesquisa realizada pelo O Globo revelando , que no Brasil , 92% dos lares têm celular . Mas , apenas 66 % possui esgoto tratado , isso reflete nos jovens , pois tais são 20% da população nacional . Como consequência , os menores de idade podem desenvolver doenças psicológicas através do sedentarismo .
Outrossim , destaca-se a deficiente aplicação das leis como agravante desse fato social , o que , por conseguinte , tende a aumentar o número de crianças brasileiras que navegam virtualmente em sites que possuem conteúdo violentou ou obsceno . Cícero , político da antiga Roma , dizia que a sociedade é escrava das regras , seguindo essa linha de pensamento , observa-se que a inércia do judiciário se faz presente na teoria do cônsul , dado que no Brasil não exista nenhuma lei que interfere no acesso desse sites pelos jovens , fazendo com que tais tenham acesso fácil a conteúdo inapropriado para sua idade . Assim , os pequenos denigrem sua infância , podendo até ser traumatizadas como cenas ofensivas .
Infere-se , portanto , que o comportamento dos jovens nas mídias sociais apresentam entraves que necessitam reversão . Logo , é fundamental que o MEC através de reuniões auxiliem os professores de escolas públicas e privadas , à realizarem debates frequentes com os pais sobre a importância do controle do seus filhos na utilização da internet . Assim , a família gerenciará o comportamento virtual das crianças dentro de suas casas . Ademais , torna-se necessário que o poder judiciário crie leis, a fim de bloquear os jovens a utilizar sites para maiores de idade , como por exemplo pedir obrigatoriamente CPF e RG , para identificar a idade do usuário . Com isso , a sociedade brasileira não precisará com o acesso dos pequenos na internet .
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde