Atenção!

promoção válida por dias horas minutos segundos

O complexo de vira-lata do povo brasileiro

     De acordo com o filósofo Ailton Krenak, havia uma crença do povo Guarani do século XVI, a qual consistia na busca da “Terra sem males”, que se caracterizaria pela ausência de adversidades e problemas. Contrapondo-se à mitologia dos povos aborígenes brasileiros, o que se observa na sociedade contemporânea é um complexo de inferioridade sofrido pelo povo brasiliano, o qual se julga ser inferior em relação aos demais. Desse modo, é essencial que o debate acerca da problemática ocorra, a fim de atingir o pleno funcionamento da sociedade.


     Primeiramente, vale ressaltar que o complexo de vira-lata por parte da população brasileira data de séculos. Nessa lógica, cabe citar a situação na qual a cidade do Rio de Janeiro se encontrava no início do século XX: o prefeito, Pereira Passos, desejava transformar a capital em uma nova Paris. Nesse sentido, evidencia-se que tal comportamento de Passos é um exemplo de julgar-se inferior a outros povos, uma vez que ele acreditava na superioridade do modelo francês de cidade e queria copiá-lo. Outrossim, durante o mesmo período, devido à “Belle Époque”, o ideal francês se difundiu fortemente no país, impulsionando, ainda mais, tal complexo, haja vista tudo originário da França era considerado extremamente fino e encantador, enquanto produções nacionais, não.


     Além disso, hodiernamente, tal complexo supracitado se dá no tocante aos Estados Unidos da América, pois seus filmes e demais itens são julgados excelentes, em detrimento dos produzidos em território local. Sob esse viés, vale mencionar a entrevista da atriz Fernanda Torres, concedida ao programa Roda Viva, no início da década de 1990, na qual ela afirma que há uma necessidade de aceitação estrangeira em relação a produções cinematográficas nacionais, e que o brasileiro só exalta as norte-americanas, não as locais. Com base nisso, torna-se visível que tal impasse prejudica, até mesmo, a economia nacional, pois a bilheteria de filmes produzidos no Brasil termina por ser pequena, e a de filmes estadunidenses, como Os Vingadores, alta.


     Portanto, urge que ações sejam executadas para que o problema abordado seja atenuado. Para tanto, emissoras de concessão pública, SBT e Globo, por exemplo, devem, por meio da inclusão em sua grade de programação, passar a exibir filmes nacionais em maior quantidade, para, assim, o público passar a entender e ver a qualidade deles, o que o levará a consumir mais conteúdo do próprio Brasil. Outrossim, é mister que o Ministério da Educação, por meio de parte do seu orçamento anual, crie, juntamente à Secretaria da Cultura, campanhas e atividades no âmbito escolar, com o objetivo de evidenciar aos estudantes a riqueza da cultura do Brasil. Somente assim, gradativamente, a coletividade estará mais próxima da “Terra sem males”, proposta pelos Guaranis.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado