Atenção!

promoção válida por dias horas minutos segundos

O complexo de vira-lata do povo brasileiro

Munidos de um sistema público de saúde universal e exemplar e de diversas universidades gratuitas renomadas, como a USP, os brasileiros insistem em se autoproclamarem inferiores às potências mundiais, revelando um persistente complexo de vira-lata por parte da população. Seja tanto por razões culturais, como também políticas, nota-se a convergência delas no que se refere ao contexto histórico de formação nacional, motivações que podem trazer consequências à indentidade e à autonomia do Brasil no cenário mundial.


Antes de mais nada, vale evidenciar a persistência subjetiva da relação metrópole-colônia como percursora do complexo de vira-lata. Nesse sentido, o comportamento impositório e intervencionista dos países desenvolvidos, que massificam padrões culturais e comportamentais, somado à resignação por parte da nação brasileira atual, que busca erradicar suas mazelas sociais, ilustra uma autodepreciação e dependência dessa em frente aos controladores da dinâmica mundial. Assim, deixa-se em segundo plano a identidade e a autonomia de um país plural e miscigenado para atender interesses e exigências dos grandes blocos, o que derruba por terra o amor e a idolatria oferecidos ao Brasil no Hino Nacional. 


Ademais, é perceptível a descrença no sistema político vigente como impulsionadora da sensação de inferioridade experienciada pelo povo brasileiro. Ao considerar a linha histórica governamental, que engloba desde os privilégios do clientelismo colonial, passando pelas crueldades da Ditadura de 1964 e chegando aos frequentes escândalos de corrupção da república atual, expõe-se o conturbado e desanimador contexto político no qual o Brasil esteve e ainda está inserido. Dessa maneira, têm-se a ilusória impressão de que deixar o país, em vez de reformá-lo, irá resolver todos os problemas políticos, sociais e econômicos do indivíduo em questão, elevando estados europeus e norte-americanos idealizadamente no imaginário mundial, o que demonstra, mais uma vez, a menoridade sentida pelo povo brasileiro em relação a outras sociedades.


Portanto, tendo em vista que o viralatismo presente no Brasil é causado por falhas reais ou ilusões utópicas, nota-se que urgem mudanças. Desse modo, a Secretaria de Cultura, em parceria com figuras da mídia, deve trabalhar a divulgação e a valorização de conteúdo e produtos nacionais, sejam filmes, músicas, ou ainda, bens materiais produzidos pelo país. Esse esforço pode se dar por meio da realização de eventos que promovam as belezas e as conquistas, como o SUS, do povo brasileiro, fazendo com que esse sinta-se menos inferior e mais equânime comparado a outras realidades, sabendo valorizar aspectos únicos e especiais do seu cotidiano.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado