O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O brasileiro e a ética

Nota: Boa noite, eu fiz uma redação com o seguinte tema: "o atual panorama da impunidade no Brasil" mas infelizmente não achei o tema aqui. Não sei se vocês corrigem dessa forma, mas por via das dúvidas eu mandei. Caso a correção não seja viável peço desculpas.


Segundo o filósofo e político brasileiro Marquês de Maricá "a impunidade é segura quando a cumplicidade é geral" ou seja, ela é fruto de comportamentos sociais que permitem a sua existência. No Brasil, a impunidade é histórica e ainda se faz presente, gerando
violência e corrupção.

No contexto da primeira república brasileira, os coronéis que dominavam a política regional ficaram impunes do que hoje se considera crime: o voto de cabresto. No entanto, mesmo na atual organização democrática do Brasil, é possível encontrar dificuldades na aplicabilidade da lei e, até mesmo, na cobrança, pelo corpo social, das regras e códigos que regem a sociedade. Exemplo disso está no "jeitinho brasileiro" caracterizado, muitas vezes, por burlar normas sociais através de atitudes cotidianas como pagar um policial para não ser multado ou usando a cordialidade para não passar por filas de bancos e mercados0000 dessa forma a eficácia da administração do Estado fica prejudicada.

Do mesmo modo, é possível encontrar o "homem cordial" dentro da própria administração pública. Esse, é caracterizado pelo sociólogo Sérgio Buarque de Holanda, como a pessoa que provoca a extensão de seus afetos e da sua família à esfera publica e profissional. Sendo assim, há nele a dificuldade de agir com a razão e ,dessa forma ,o bom regimento das leis e dos bens públicos, assim como a punidade para tais atos, são prejudicados. Exemplo disso está nos atuais casos de corrupção como a operação "Lava Jato" que apura o desvio de bilhões de reais dos cofres públicos por parte de empresários e políticos.

Por conseguinte, é possível concluir que a corrupção é histórica no Brasil e contribui para moldar o atual panorama da impunidade no país. Sendo assim, faz-se necessário que as escolas reforcem o aprendizado da cidadania e do papel do Estado como bases fundamentais para o bem-estar social por meio de aulas e palestras. O Estado deverá criar leis como o da "ficha limpa" e em conjunto com os três poderes garantir sua aplicabilidade. Dessa forma, com uma sociedade consciente e com a devida atuação do governo, será possível erradicar os cúmplices da impunidade, e fazer dela apenas uma mancha obscura que ficara no passado.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!