O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O avanço do e-commerce no Brasil

  No auge da Guerra Fria, a internet foi criada como meio dos países obterem vantagem de comunicação. No entanto, seu uso se popularizou e se diversificou para vários outros ramos, como o comércio virtual. Dessa forma, surge a necessidade do debate sobre o crescimento do e-commerce, que se dá pelos preços mais competitivos em relação às lojas físicas, ainda que enfrente desafios, como a ineficiência dos Correios.
  Em primeira instância, vale salientar que o comércio eletrônico proporciona produtos com custo reduzido, quando comparado aos estabelecimentos físicos. Em consoante a isso, um artigo da empresa "JáCotei" demonstra que os custos operacionais no meio eletrônico são mais baixos. Nesse sentido, entende-se que esse custo reduzido é fruto do menor gasto com despesas, dado que não há necessidade desses sites pagarem aluguel, além de necessitar de menos funcionários. Em consequência disso, as lojas onlines repassam essas economias para os consumidores, oferecendo melhor relação custo-benefício.
   Em uma segunda análise, é importante notar que a ineficiência dos Correios atua de modo a frear o avanço do e-commerce. Nesse prisma, uma notícia publicada no portal de notícias "G1" afirma que tal empresa é alvo de várias reclamações em relação aos prazos do serviço. Assim, infere-se que muitos consumidores dos varejistas virtuais sentem receio de efetuar compras nessas redes e sofrerem com longos períodos de entrega. Desse modo, a incerteza no que confere aos prazos de recebimento afasta possíveis compradores do meio virtual.
   Portanto, são necessárias medidas que fomentem o comércio online, posto que fornece à sociedade produtos mais acessíveis. Logo, cabe ao governo e aos Correios o investimento em infraestrutura. Isso pode ser feito por intermédio do uso de tecnologias avançadas, como inteligência artificial, nos depósitos e nos centros de distribuição — já que elimina a chance de erros humanos, por automatizar o processo. Com isso, objetiva-se que o transporte de encomendas fique mais eficiente, garantindo a prosperidade desse modelo de negócios. Por fim, nota-se que a internet, mesmo que criada com intuito de ser usada na guerra, deu origem a essa prática, que é benéfica à toda a população, de forma a dar sentido a frase de Thomas Edison: "Só porque algo não faz o que você planejou fazer não significa que é inútil."

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!